ARLA/CLUSTER: RE: Ct1ddw - Reflexões sobre emergência serviço de amador

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Sexta-Feira, 14 de Fevereiro de 2014 - 11:07:55 WET

Prezados colegas radioamadores
Este polémico tema da emergência e serviço de amador (discordo desta terminologia do "serviço de amador", no restante Mundo eu não encontro paralelo - Amateur Radio, radioamateur, amateurfunk, etc.). Para além disso eu pago uma taxa de usufruto do espectro à ANACOM, que começa a ser pesada em termos do salário nacional! Se isto é o serviço, está caro e não tem qualidade pois não encontro fiscalização sistemática/controlo de qualidade associado a um serviço que pago.Mas para além da designação incorrecta da nossa actividade que permissivamente as associações vão deixando passar em claro - um dia destes acordamos no serviço recriativo e cultural amador de comunicações rádio, continuo a ficar perplexo com estes planos, esquemas, nomenclaturas, entidades, estruturas de comunicações de emergência, responsáveis hierárquicos, títulos, cargos - faltam os coletes e bonés ou será que já existem? Onde eu quero chegar é à legitimidade destas coisas.- Eu não me lembro de passar procuração representativa à REP ou a algum radioamador para me representar, decidir, dispôr por mim. Dirão que perante a IARU a REP representa todos os radioamadores portugueses, pois mas isso vem do Estado Novo em que as liberdades individuais dependiam de se pertencer ao regime e ter informação favorável da polícia política. Será que a REP não reconhece que aconteceu o 25 de Abril e que por exemplo, se a Ponte sobre o Tejo mudou de nome porque não terá a REP mudado?Mas vou ser mais incisivo, o colega radioamador CT4DK que, e muito bem é "Board member" - seja lá o que isso for. Acumula ainda os títulos pomposos de "IT manager for Europe" e "GEM coordinator for Portugal and Spain", mas em nome de quem? Nomeado por quem? Com que autoridade e representação?Desculpem os colegas radioamadores esta minha distração de "provinciano" que está bué longe de Lisboa e da REP, mas foram voçês que votaram/delegaram no CT4DK? Porque eu não sei de nada sobre alguém que me representa, onde aconteceu a votação? Havia mais candidatos/listas/programas?Até quando dura o mandato?Bom, isto quando tocar o sino a rebate eu quero ver quem fica de pé para comunicar, e com quem.Uma coisa é certa os meus equipamentos e antenas são minha propriedade, e usados da maneira regulamentada conforme os meus critérios e conforme os princípios éticos do decálogo do radioamador - daí estarmos vocacionados para as comunicações de emergência e socorro.Se a REP não consegue cooperação com as outras associações de radioamadores como espera ser detentora de uma rede nacional de comunicações de emergência?73sCT1DDW

Date: Thu, 13 Feb 2014 22:18:31 +0000
From: ct4dk.santos  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: C emergência serviço de amador

    Boa noite colega António

      Este documento foi valido durante os exercícios conjuntos com a
      ANPC e radioamadores e será valido numa situação de emergencia em
      que os radioamadores sejam

      chamados a apoiar as comunicações oficiais claro que agora os
      indicativos serão diferentes devido ao novo regulamento de amador
      algumas dessas frequências estão desactualizadas

      devido ás mudanças a nível da IARU poderá consultar uma versão
      mais actual na pagina do SCERA no site da REP.

      Por norma as pessoas que estarão do outro lado tal como disse são
      radioamadores que foram solicitados a prestar auxilio.

      Caso necessite de mais informação pode me contactar directamente
      para o meu mail pessoal.

      com os melhores cumprimentos,

            Paulo Santos, CT4DK - Board Member, IT manager for
                Europe and GEM Coordinator for Portugal and Spain
            GEM Voip number: 50052
            GEM e-mail:
              ct4dk  gem-int.org
            Pesonal:
              ct4dk.santos  gmail.com

                    GEM
                    Global
                        Emergency Communication
                    Providing
                        Global Emergency Communications during Disaster
                     www.gem-int.org