ARLA/CLUSTER: Congresso URE 2014 Mojcar por David Quental (CT1DRB)

Joo Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 29 de Dezembro de 2014 - 12:23:15 WET

Com a devida autorização do seu autor, o nosso colega David Quental
(CT1DRB), publicamos o original em português do artigo a sair em
próxima edição da Revista da URE (disponível para descarga de forma
exclusiva para sócios da revista).

João Costa (CT1FBF)

Congresso URE 2014 Mojácar

Durante estes anos em que sou sócio da URE, há mais de 10 seguramente,
sempre pensei em ir aos congressos que o nosso querido clube organiza
nos princípios do mês de Dezembro.

Por várias vezes estive para ir mas por várias razões tais como o
aniversário da minha filha no dia 4 de Dezembro, ou a falta de
dinheiro, ou não ter possibilidade de ter férias nessa altura ou por
outras razões nunca me foi possível ir.

Todavia este ano, quando o congresso foi anunciado, pensei para mim
mesmo: é este o ano !

Tenho que acrescentar que o meu amigo CT1BWW Marq sempre falou muito
bem dos congressos, ele próprio foi a muitos, e como tal estavam
criados os condimentos para eu próprio testemunhar em primeira mão se
ele realmente tinha razão ou não (o não nunca foi considerado :) ) .

Quem também sempre me incentivou a ir foi o EA3GHZ Juanito.

Assim que a divulgação foi feita comecei a falar com o CT1BWW para
saber se ele e a sua xyl iriam também. Também falei com a minha xyl
para saber se ela poderia ter hipóteses de ir connosco  pois o
trabalho dela é menos flexível que o meu.

Soube entretanto que antes do Congresso haveria um exercício militar
que acabaria mesmo no dia em que eu teria que começar a viagem até
Mojácar, mais uma fonte de stress. Falei com o meu chefe que me deu
autorização para começar a viagem no dia 5 de Dezembro logo pela
manha. Felizmente o tal exercício foi realizado em Beja, cidade
alentejana a menos de 100 km da fronteira,  o que me permitiu poupar
algum tempo de viagem.

Contei ir com o CT1BWW, mais a sua xyl e mais a minha xyl. Por razões
várias ninguém pôde ir e assim lá fui sozinho no dia 5 de Dezembro
pelas 09.00 hora espanhola. Também não tinha a certeza com quem
estaria no quarto, mas felizmente devido às diligências do EA3GHZ e de
Jesús (funcionário da URE), e 2 dias antes do Congresso, fiquei a
saber que iria ficar com o EA3GHZ e o EA3IM.

Como não sabia muito bem o trajecto comprei na noite anterior um GPS,
mais por uma questão de segurança e conforto.

A viagem correu muito bem sempre orientado pela Verónica (a voz do
GPS) e sem dificuldades cheguei ao hotel Marina Playa em Mojácar pelas
17:10, mais ou menos.

Primeira paragem foi na recepção do hotel em que fiquei algo
preocupado pois como identificação pessoal só possuo a militar, mas
não tive problema algum em mostrar o meu DNI e foi aceite sem qualquer
problema.

Segunda paragem foi dar-me a conhecer aos funcionários da URE, ao
Jesus e ao EB4BK Miguel. Deram-me um saco com informações e simpática
mente o Jesus disse-me que o EA3GHZ estava no quarto ao lado a
trabalhar com as qsl's. É claro que fui logo cumprimentar o Juanito e
demais colegas, o que me deu muito gosto. Não sei se foi nessa altura
que conheci o EA1DFP Quique, por sinal um colega muito calmo e calado
hi hi hi .

A seguir, depois de todos os cumprimentos, levei os meus pertences ao
quarto e, tal como tinha prometido anteriormente ao EA3GHZ, fui dar
uma ajuda, algo limitada pela minha inexperiência, com as qsl's.

Era um rodopio de colegas a entregarem qsl's, o que me agradou muito,
e entretanto o EA3GHZ ia-me apresentando aos colegas, todos foram
muito simpáticos comigo e eu tentava responder em castelhano, apesar
dos meus problemas gramaticais hi hi hi.

Após algum trabalho fomos jantar e como estava com muita fome comi
bem, tal como os meus colegas, e fui muito satisfeito para a cama.
Felizmente, como mais tarde vim a saber, nenhum de nós era roncador e
nem me apercebi de roncos e muito menos de suspiros durante o sono hi
hi hi.

Todos os dias acordei muito cedo, basta aparecer o sol que acordo
logo, o que é um bocado desconfortável, mas devo dizer que dormi bem.

Tomámos o pequeno almoço e começamos o trabalho com as qsl's.. A
seguir, pelas 10.00, fomos à apresentação  do Congresso e a seguir
recomeçamos o trabalho.

Fomos todos almoçar e depois ainda fui ajudar o Juanito e mais tarde
fomos à charla acerca do GDURE. Gostei bastante da apresentação da
charla e mais gostei quando o Juanito foi convidado pelo Presidente da
URE para começar com a nova versão do software desta página tão
importante como útil.

Como não tinha muito mais que fazer, pois haviam muitos colegas a
ajudar o Juanito, fui andar um bocado pelo mercadillo e mais tarde fui
à sala aonde estavam os colegas a operar AM7CRM.

Sem saber muito bem se seria aceite o meu pedido, pedi ao colega
EA7CRA José se poderia operar em CW com o meu KX3. O mesmo disse que
sim e nem ouvi o segundo sim, fui a correr ao quarto buscar o meu
equipamento e bem depressa instalei-o, juntamente com o o meu tablet
com um programa de registo, e esperei até me passarem a antena não sem
antes anunciarem que a estação iria passar para o CW.

Para falar verdade acerca desta situação, a de poder operar num evento
da URE, já me tinha passado em sonhos mas estar ao vivo e a cores foi
algo que nunca me passou pela cabeça, foi um momento que irei recordar
até ao fim da minha vida.

A actividade correu muito bem e fiz cerca de 40 e tal qso's nos 40 e
20 metros, se me recordo bem. Os colegas foram muito simpáticos para
mim e alguns tiraram algumas fotografias comigo ou simplesmente comigo
a operar, senti-me muito contente. Tenho de realçar a simpatia dos
meus colegas de operação de AM7CRM, o EC7AT Joaquin e o EA7CRA José,
foram simplesmente impecáveis.

Veio o jantar e mais uma vez comi muito bem, tal como os meus colegas
de quarto mais o calado EA1DFP Quique.

No domingo os pontos altos foram a continuação da operação em AM7CRM,
em que fiz quase 200 qso's em CW, a festa rociera em que quase chorei
ao ser cantada a ultima canção e, à noite, a  famosa ceia de gala.
Durante a festa conheci o colega EA4RE José (membro da actual direcção
da URE), o qual me convidou a escrever este artigo. Mais uma vez
fiquei bastante contente.

O CT1BWW Marq já me tinha falado acerca deste jantar, e para isso vim
preparado com um belíssimo fato, mas estar presente foi uma coisa
completamente diferente. Embora não goste de vestir a gravata, só a
visto por questões de serviço, não me importei mesmo nada de a vestir
e gostei bastante do ambiente do jantar, formal mas de uma maneira
muito suave e agradável.

Mais uma vez comi muito bem, bem assim como os colegas que comigo
partilharam a mesa. Conheci o colega EA5KY Luís e a sua XYL EA5HUS
Sónia, mais uma vez fiquei admirado com a simpatia destes dois
colegas.

Um facto que apreciei imenso foi a indicação aonde eram os nossos
lugares com cartões em que estavam escritas alcunhas. Fiquei sem
perceber muito bem porque me calhou a alcunha de “Fala barato” quando
afinal só faço CW, mistérios hi hi hi . Curiosamente, ou talvez não,
fiquei ao lado do colega EA1DFP Quique, mais uma vez ficou bastante
calado durante todo o jantar.

Acabámos de comer já passava da meia-noite e mais uma vez comi muito
bem. Como tinha de descansar, porque tinha uma viagem com mais de 7
horas, despedi-me das pessoas com quem mais tinha falado e
simpatizado, e ia a caminho do quarto quando fui convidado para beber
mais uma bebida e afinal fui para a cama bem tarde, mais uma vez hi.
Estive a falar com o colega EC1KR José acerca da URE e da REP, a
representante da IARU em Portugal. A conversa foi bem interessante e
fiquei bastante admirado pela postura calma e ponderada deste colega.

Fui dormir e acordei muito cedo, mais uma vez, por causa do sol.
Tomámos o pequeno almoço, devolvemos o cartão na recepção do hotel  e
despedi-me de todos os colegas, não sem ficar com uma lágrima, talvez
consequência da canção que tinha ouvido no dia anterior.

Do fundo do meu coração quero agradecer a todos pelo congresso da URE
2014 em Mojácar, um agradecimento do tamanho do mundo para o EA3GHZ
Juanito e para o CT1BWW Marq que sempre me incentivaram a ir aos
congressos da URE, aos colegas que fui conhecendo ao longo dos dias do
congresso, ao EA4RE José pelo convite para a escrita deste artigo e à
minha xyl Ana Maria pela paciência que tem tido ao longo destes anos
todos para o hobby que tanto gosto.

Para finalizar posso dizer que me sinto muito orgulhoso em pertencer a
URE e espero ir a mais congressos.

Melhores 73 e um abraço a todos.

CT1DRB
David Quental