ARLA/CLUSTER: Novos indicativos

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Dezembro de 2014 - 12:09:52 WET

Para que não restem qualquer duvidas nos vossos espíritos;
"Desde 2009 é que o Prefixo está ligado Categoria (neste caso e só para as
novas categorias 3, 2 e 1, pois em relação às anteriores tudo se mantém),
mas convém ter presente que isto pode-se alterar no futuro."

Em 1995 existiram casos de colegas que invocaram o elevado numero que QSL´s
em papel já impressas com o seu indicativo para que o seu prefixo (caso de
CT1) para que este não lhes fosse alterado. Não esquecer que antes de 1995
o prefixo do indicativo depois de atribuído não era alterado,
independentemente o radioamador fosse das categoria D, C, B ou A.

Entre 1995 e 2009 é que passou a existir alguma ligação entre Indicativo e
categoria A  )

Artigo 2. º do Decreto-Lei 5/95
Categoria de amador

1- Os amadores são agrupados nas categorias A, B e C, as quais permitem
operar estações de amador com a potência máxima, respectivamente, de 1500
W, 750 W e 150 W, funcionando nas faixas de frequências do serviço amador
estabelecidas em portaria do membro do Governo responsável pela área das
comunicações.

2- O ingresso nas categorias B e C depende apenas de aprovação em exame de
aptidão para a respectiva categoria.

3- O ingresso na categoria A só é autorizado a amadores da categoria B que,
cumulativamente, tenham obtido aprovação no exame da categoria A, tenham
operado estação própria nos últimos dois anos e aos quais não haja sido
aplicada qualquer sanção por violação das normas em vigor nos últimos 12
meses.

4- O exercício dos direitos inerentes a uma dada categoria pelo amador
pressupõe o averbamento no respectivo certificado de amador nacional, após
aprovação em exame de aptidão.

João Costa (CT1FBF)