ARLA/CLUSTER: Os meus 2 anos de CR7...

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 1 de Abril de 2014 - 15:40:27 WEST

 "Como funciona isso das associações? Paga-se para se ser sócio?"

A Constituição da República Portuguesa, aprovada em 2 de Abril de
1976, na redacção que lhe foi dada pelas Leis Constitucionais n.º
1/82, de 30 de Setembro, n.º 1/89, de 8 de Julho. N.º 1/92, de 25 de
Novembro, n.º 1/97, de 20 de Setembro e n.º 1/2000, de 20 de Novembro
e 1/2004 de 24 de Julho, constitui no seu artigo 46º que:

 "1. Os cidadãos têm o direito de, livremente e sem dependência de
qualquer autorização, constituir associações, desde que estas não se
destinem a promover a violência e os respectivos fins não sejam
contrários à lei penal.";

 "2. As associações prosseguem livremente os seus fins sem
interferência das autoridades públicas e não podem ser dissolvidas
pelo Estado ou suspensas as suas actividades senão nos casos previstos
na lei e mediante decisão judicial.";

"3. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação nem
coagido por qualquer meio a permanecer nela.";

 "4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar,
militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que
perfilhem a ideologia fascista"

As associações de radioamadores são constituidas normalmente ao abrigo
das leis vigentes sobre Associações sem Fins Lucrativos e podem ser
consultadas, por exemplo, no Guia Pratico para Associações sem Fins
Lucrativos em:
http://www.cm-seixal.pt/NR/rdonlyres/EB24A969-2FC1-4393-9F70-4CD07E84A984/4924/GuiaPratico2.pdf

Normalmente, as associações vivem financeiramente quase exclusivamente
da quotização dos seus associados.

Sobre a instalação de antenas em propriedade horizontal, aponta o
Decreto-Lei n.º 151-A/2000  para que devemos ter em atenção o
seguinte:
 "* Por último, o presente diploma constitui o regime geral das
radiocomunicações, o que não prejudica a aplicabilidade de medidas
legislativas ou regulamentares específicas, como sejam as relativas ao
Serviço de Amador, Serviço Rádio Pessoal - Banda do Cidadão e serviço
de radiodifusão sonora."

Assim: Um radioamador tem exactamente o mesmo direito do que qualquer
outro condómino em colocar antenas nas partes comuns;

Isto é:
Não podem ser colocadas antenas sem o consentimento dos condóminos, na
cobertura do edificio, sejam de amador ou de radiodifusão, e tambem
nas paredes, pois as paredes do edifício, como a cobertura são partes
comuns do prédio.

Por exemplo:
Isso de colocar uma parabólica da TV cabo na parede também necessita
de aprovação de todos os condóminos. O facto de ser aprovado por todos
ou não, depende dos regulamentos internos do condomínio e não da lei
geral, assim, decisões importantes podem ser tomadas por dois terços
dos condóminos.

As actas tem de ser assinadas por todos os condóminos para serem
válidas.

Ler também:
*Decreto-Lei n.º 249/97 de 23-Set-97 - Regime Jurídico de Instalações
Radioeléctricas e ainda o Decreto-Lei nº 59/2000

*Para informações mais detalhadas consulte:
http://www.gestaodocondominio.net/sections.php?op=listarticles&secid=2

Vou-lhe enviar pessoalmente uma serie de documentos, carta tipo aos
condominios, etc, que pode utilizar e que já foram aqui relatados na
lista ARLA/CLUSTER mas que de momento não consigo encontrar.

João Costa (CT1FBF)