ARLA/CLUSTER: rotor

CS7ACN - M.Luis Nogueira arla link2box.net
Sábado, 14 de Setembro de 2013 - 11:48:58 WEST

Bom dia

Aqui ás vezes dá vontade de rir, e até já houve colegas que disseram que
aqui se discutia muito o sexo dos anjos, isso não posso concordar, pois
na verdade anjo não tem sexo. São criaturas celestes, espirituais, e
puras.
Nunca ninguém ouviu falar de uma anja pois não?. Se assim fosse eu
gostaria que a minha mensageira tivesse 23 aninhos, umas asinhas
douradas, um corpinho danone e uma cara angelical passando o Pleonasmo.

Rotores valem o que valem!

Se todos os anos tiver que substituir um rotor de 50 euros primeiro que
perfaça 1000 euros, eu tenho 20 anos gastos.

O que importa saber é que peso temos que suportar!
aqui deixo eu uma pergunta e porquê que o rotor tem que suportar o peso
do mastro e antenas?
Lá que o rotor suporte a força de torção ainda vai. até compreendo.

Em muitos casos por mais 100 euros resolve-se muitos problemas em
rotores.
vejam neste link, aquilo que todos já sabiam que existe, mas eu coloco
aqui à mesma

http://i47.photobucket.com/albums/f190/dad250/Mosley%20Beam%20Antenna%20Project/Florence-20110506-00166.jpg

independentemente das marcas esta peça é nada mais que uma chumaceira
duas peças destas, aguentam qualquer mastro e peso considerável, o rotor
ficará só a fazer força de torção.

Agora estão 6 mil e tal radioamadores a pensar assim, mas o rotor tem
que ter travão, uma boa desmultiplicação, boas cremalheira de encache
etc, etc.

Aqui é que impera o bom senso e cada um é como cada qual, se eu tiver
uma antena de VHF ou UHF serve um rotor pequeno de 50 paus, mas se tiver
uma antena Quadra cúbica com uma envergadura tipo TGV e que pese mais o
Fernando Mendes (actor), ai tem que ter um rotor, que tenha força de
torção maior.

E não há nada melhor que um "cordel" para não deixar rodar a antena.
(já sei que estão neste momento uns 555 radioamadores a dizer, pois não
fazia mais nada que ir em cima do telhado atar o cordel. Mais uma vez
impera o bem senso, cada um é um caso, depende do sitio onde mora se
gosta ou não de ter cordéis pendurados na antena, ou investir num rotor
de 1000 e tal euros.

O que quero dizer com isto é que todos os conselhos são bons, menos os
que não prestam.
Conforme é costume dizer um amigo que tenho que tem uma optibean numa
torre um rotor medio, e um cordel. Assim que faz vento lá vai ele atar a
sua antena a favor do vento
Mais vale prevenir do que a ter que a reparar.

Mas eu realmente não percebo nada disto, isto é só umas ideias que me
andam a inquietar

bom fim de semana a todos
M.luis
CS7acn