ARLA/CLUSTER: 1296MHz - Podem dizer o que quiserem, mas a minha experiencia com helicoidais faz-me pensar assim.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 11 de Setembro de 2013 - 10:52:54 WEST

De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Data: 10 de setembro de 2013 20:24
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] 1296MHz
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias <
ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>

Colega César boa tarde

A expressão "enroscar" uma na outra quer dizer que têm que ser da mesma
polarização como é lógico! Ou RHCP ou LHCP.

Eu é que por vezes gosto de brincar com as palavras. As melhores
comunicações são feitas entre duas helicoidais e não entre helicoidais e
outras.

O Matias esqueceu desse detalhe. Alem disso eu não testei só tonas. Testei
TONAS, testei tambem uma DIAMOND que apareceu há uns 10 anos, e testei uma
feita por mim de acordo com o antennabook da ARRL, e testei a QUAGI que se
mostrou bem melhor do que qualquer YAGI do mesmo tamanho. Alem disso uma
YAGI do tamanho de uma helicoidal de 22 elementos é uma pobreza em termos
de largura de banda. Uma helicoidal bem desenhada é broad até dizer chega.
Tem 50% ou mais de "fraccional bandwide" calculada pela formula, FBW=
(f2-f1) / fc.
Genéricamente falando, não se pode comparar um helix com uma YAGI, porque
são antenas diferentes, logo porque a Helix é uma antena de onda
progressiva o que não acontece com as YAGI. Enquanto numa YAGI a fase é bem
determinada no elemento radiante, numa Helix e fase varia continuamente ao
longo das espiras.
Podem dizer o que quiserem, mas a minha experiencia com helicoidais faz-me
pensar assim. Quando comecei a trabalhar em 23cm há muitos anos (pelo menos
há 20 anos, não foi o ano passado.) , ainda com o conversor da microwave
modules e o triplicador a varacator ( para quem se lembra destas latas) o
pessoal utilizava umas quagi com o boom feito de cabo de vassoura, e
helicoidais e faziam-se uns comunicados engraçados.

Depois vieram YAGIs muito sostificadas, "moldadas" a computador, e outras
coisas do genero e o pessoal ficou um tanto exigente!!!.O melhor contacto
com helicoidais  (na altura 10 espiras) foi feito entre mim e o CT1DYX no
Porto com um sinal brutal. Com a YAGI de 20 elementos que tinha na altura
nem se escutava.

Com a helicoidal fiz um QSO espetacular com o CT1DHM em Lamego em 23cm (eu
em Sines) e com YAGI não fui capaz de o fazer. Agora é certo que a
helicoidal só é viável para frequencia muito altas. Para 2m e até para 70cm
é demasiado grande para ser prática...Então para 2m é um monstro para dar
10dbs de ganho. Mas cada um é que sabe o que gosta de colocar nos
"tubos"...Eu optei pela helicoidal por varias razões, haverá que gosta mais
de YAGIS...e OK, tudo certo na mesma!!!

73 de CT4RK

*Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*
*
*
*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
*
*
*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 9 de Setembro de 2013 às 18:52, César Vieira