ARLA/CLUSTER: Re: A minha analise ao entendimento da ANACOM na Adenda 2013 ao QNAF

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt
Domingo, 8 de Setembro de 2013 - 06:19:46 WEST

Caríssima Mónica, o objetivo era a evolução dos existentes, e o refinamento
dos vindouros. Não se lembra, de quando se falava em acabar com a banda do
cidadão, houve centenas de ingressos nas fileiras do radioamadorismo?
A maioria dessas pessoas ainda hoje, passados que são já mais de 20 anos,
não possuem conhecimentos técnicos nem sensibilidade, para se auto formar
ou inter comunicar com ninguém, a não ser o grupo restrito, formado por
pessoas do mesmo calibre.
Mas repare, que são esses que maior actividade aparentam ter, que nada
fazem, a não ser, muitas vezes prejudicar os outros utentes, no decurso dos
seus monólogos repetitivos, usando expressões num código próprio que só
eles entendem e, que à mais pequena solicitação de um elemento estranho ao
grupo para poder testar a sua antena, é corrido dali para fora, no meio de
um português vernáculo, que envergonha até que não entende a língua portuguesa.
Infelizmente nem a fiscalização nem a mania dos direitos adquiridos,
possibilita a solução deste e de outros problemas.

O processo de formação pessoal, faz-se no anonimato, sem distrações. Assim
é mais produtivo.

Com os meios que existem hoje, não há razão para não se ter a informação
que se procura em alguns segundos, sem ter que pedir a um colega. Isso era
dantes. Descrever um circuito pela rádio, sem referência nenhuma visual, aí
só sabendo. Quem não sabia não seria certamente radio amador, pois nunca
teria sido capaz de enfrentar o exame.
Ora se reparar, a grande maioria dos amadores do passado recente, são
exactamente o oposto disto.
Embora tendo à mão as ferramentas para a arte, vão à loja comprar já feito.
Depois, não passam daquilo.

Com as novas regras, os que tiverem vocação e conhecimento, atingem o topo
da carreira em 3 anos,.os outros, que até foram aprovados no exame para a
classe 3, podem muitos deles ao fim de.5 anos, acabar por desistir e
dedicar-se a outra actividade, os que forem dedicados, interessados, e não
perderem tempo a ouvir disparates, podem certamente reunir condições para o
ingresso na classe 2, que digo, não é difícil de conseguir, por isso não
compreendo porque é que ainda não se submeteram a exame para classe 2,
todos os quase 900 amadores da classe C.

Este seria o propósito da lei 53.
Os amadores da classe B, não sentem necessidade de progredir, uma vez que
os privilégios que têm são muito pouco restritivos e a maioria não tem o
que é preciso. Eu se tivesse os mesmos privilégios talvez não o fizesse
também. É por isto que a.classe 2 é tão restritiva, para dar sentido à lei,
para forçar a progressão. E claro que não estou satisfeito, por isso farei
o que me pediram. Atingir a plenitude na actividade, por forma a poder
estudar e experimentar, tendo à certeza que ao falar com os meus pares, não
os envergonho.

Perdoem o arrazoado e algum erro do telemóvel.

73 CS8ABA

Sent with AquaMail for Android
http://www.aqua-mail.com