ARLA/CLUSTER: A minha analise ao entendimento da ANACOM na Adenda 2013 ao QNAF

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 6 de Setembro de 2013 - 14:02:22 WEST

Caros Colegas,

Primeiro constato e com grande agrado da minha parte, que a nossa
participação a nível individual excedeu as minhas espectativas.
Efetivamente tivemos 17 radioamadores a dar a sua opinião, sendo que destes
só foram considerados 16, pois um enviou fora de prazo.

 Estou muito desiludido com a participação associativa, pois somente 3
participaram a ARLA, a REP e a TRGM sendo que infelizmente esta ultima a
ANACOM considerou,  que o seu comentário foi remetido fora de prazo não o
considerando.

A meu ver o ICP-ANCOM foi bastante restritivo no que se refere a tudo o que
saísse, no seu entender, fora do âmbito dos pontos postos à discussão na
consulta publica.

Assim, vemos que a maioria das participações dos radioamadores foram
remetidas para o Anexo 2, considerando que; " Por saírem do âmbito da
presente consulta, as propostas listadas no ANEXO 2 não serão tratadas no
âmbito da presente consulta / análise." no entanto não fechou totalmente a
porta ao considerar que ".apresentam-se um conjunto de propostas no âmbito
dos SAAS que focam aspetos do QNAF ou aspetos mais gerais, as quais serão
tratadas em sede própria."

Seria assim de todo o interesse que o ICP-ANACOM apresenta-se uma proposta
publica do que considera  "...aspetos do QNAF ou aspetos mais gerais, as
quais serão tratadas em sede própria."

Todos cá ficamos à espera dos aspectos gerais que devem ser tratados em
sede própria.

De tudo o resto e no que diz respeito ao serviço de amador, realço
positivamente que "...se considera justificar-se alterar, desde já, o *anexo
6 do QNAF *no sentido de permitir o acesso da categoria 2 à sub-faixa 50 – 50,5
MHz, com 150 W de potência de pico máxima e com possibilidade de efetuarem
reflexão lunar nas condições expressas na alínea i).", isto para alem do
que, o ICP-ANACOM, se tinha proposto no inicio da consulta publica a esta
adenda 2013.

João Costa (CT1FBF)