ARLA/CLUSTER: (Ajuda) Plano de terra para antena vertical HF

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Domingo, 1 de Setembro de 2013 - 07:38:15 WEST

Bom dia colegas,
    ontem já fiz alterações! Tirei fora a antena de TV que estava fora de
uso e montei a antena Butternut HF2V num mastro de 4 metros que fixei nos
mesmos suportes do mastro da antena de TV. Fiz 4 radiais com fio de cobre
com secção de 2,5mm2, com os maiores tamanhos possíveis, mas só consigo
instalá-los em meio quadrante, ou seja, nos 180º desde Norte a Este e Sul.
Entre Norte e Oeste e entre Oeste e Sul não consigo meter nada porque há
uma casa pequena por baixo e depois é o mar...
    A eficiência em 80m melhorou em relação ao que estava pelo report que
ontem recebi de alguns colegas. Chegou mesmo a haver um aumento de 10dB!
    Estupidamente nos 80m a antena está com pouco mais de 100KHz de largura
de banda com SWR < 1,5:1 ou seja entre os 3.700 e os 3.800MHz está quase
flat :-)
    Nos 40m onde na montagem anterior tinha SWR 1,3:1 na freq. de
ressonância que situava nos 6.815MHz, fora da banda antes de fazer
qualquer ajuste, agora tenho dentro da banda na freq. de ressonância SWR
2,2:1 que é um pouco estranho...
    Alguém terá ideia do que se poderá estar a passar??? De notar que
removi o eléctrodo de terra e a antena não está ligada á terra.

    Cumprimentos 73 de CT7AHV
    Pedro Madeira

Quoting pedro_transistor  sapo.pt: