ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] ANACOM - Decreto Lei n. º 53/09 de 2 Março

Filipe Pereira - CR7AFP cr7afp gmail.com
Domingo, 13 de Outubro de 2013 - 13:38:41 WEST

Bom dia.
Como penso que iniciei o tópico há alguns meses atrás, vou fazer os meus
comentários em tom de conclusão e de análise de "quase" 2 anos de escuta.

Começo por saudar todos os colegas que quotidianamente escuto a popularem o
espectro rádio-eléctrico, pois sem os mesmos só escutaria estática e ruídos
de diversas cores.
Relativamente aos 2 anos, são excessivos, castradores e ostracizam quem se
inicia nas lides radioamadoristicas.
Neste periodo probatório que impede a utilização de estação própria de um
radioamador de categoria 3, verifiquei que no radioamadorismo temos uma
variedade de sub-espécies de radioamadores curiosas;

Temos os pseudo-Einstein's que quase dominam a fisica-quantica, 'apelidados'
de Doutores e Engº., mas na pratica nunca mudaram um fusível.
Temos os comerciantes do éter, que apregoam os seus serviços e feitos
técnicos para aliviarem uns amperes aos colegas.
Temos os radio-etilizados que populam todo o espectro com o seu discurso
toldado e impróprio derivado do consumo de alcool e derivados.
Temos os delatores que policiam o espectro a aguardar por uma oportunidade
para ligarem para a Anacom a acusar um colega.
Temos os malabaristas, que vivendo de habilidades e artimanhas vão enganando
meio mundo usando o radio como meio de operação.

Mais curioso é que ninguém tem a coragem de dizer aos colegas o que pensam
directamente, pois "os colegas" não querem ficar mal vistos ou exporem-se
por confrontarem outro colega no rádio com uma verdade inconveniente, logo
não é lugar para colocar os pontos nos i's e assim continuam os demais acima
descritos a fazerem do espectro a sua coutada.

Felizmente que os acima descritos são uma pequena parte, e temos colegas e
amigos que primam pela seriedade, honestidade, espirito de entre-ajuda,
partilha de conhecimentos, e esses sim são os que me alimentam a vontade de
ir mais além e evoluir quotidianamente quer técnica, quer eticamente.

Temos nos vários grupos de discussão de internet relacionados com o
radioamadorismo o exemplo de muitos colegas que partilham a sua sabedoria e
experiência de forma altruísta, temos também os colegas que estão sempre
dispostos a ajudar os mais novos e a acolhe-los neste hobby, orientado-os de
forma paciente e cuidada.

Por isso caros colegas, nestas lides temos de tudo, excepto a convergência
de esforços por uma comunidade radioamadoristica mais unida, sem choques
entre classes e categorias, sem ataques pessoais em fóruns de internet e
trocas de galhardetes gratuitas ou guerras de protagonismo associativista.

A legislação pode tentar ser um crivo, mas na realidade acaba por funcionar
como elemento que potência a inércia que poderá vir a causar danos
irreparáveis numa comunidade já de si frágil e dividida por natureza.

Resumindo caros colegas, acho que há lugar para todos, seja na conversa
técnica, na conversa de ocasião, no DX ou vulgo 5/9 ou a fazer CW, o
radioamadorismo permite a liberdade de cada um fazer o que mais gosta, desde
que o faça com o respeito pelos demais e no cumprimento do regulamentado.
Votos de bons QSO's.

Votos de bom fim de semana.

Cordiais cumprimentos,

Filipe Pereira ­ CR7AFP <http://www.qrz.com/db/CR7AFP>