ARLA/CLUSTER: Norte Geografico e Norte Magnetico

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2013 - 17:37:16 WEST

Caro Gil (CS7ABF)

Por convenção, o alinhamento vertical dos mapas aponta sempre para o
Norte verdadeiro ou geográfico.

Ter em atenção que se devem sempre usar mapas de projecção azimutal ou
mesmo globos e não planisférios, pois estes apresentam sempre
deformações e no nosso caso podem mesmo induzir facilmente em erro no
caso dos contactos distantes em HF. Como sabemos nos planisférios,
também conhecidos por mapas mundi, estes realizam  a representação do
globo terrestre no papel, porém em forma plana, embora a sua cópia
mais fiel seja no globo, pelo fato de o planeta ser esférico..

Para que uma bússola possa apontar para o Norte verdadeiro, é
necessário fazer uma correção.  A Declinação Magnética varia
anualmente  e no Continente é actualmente cerca de 4ºW (Norte
magnético está para Oeste do Norte geográfico, ou seja é negativo).
Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores ronda respetivamente 6ºW e
12ºW.

O campo magnético além de não ser homogéneo, sofre variações no tempo.
Essas variações podem ser curtas no tempo ou de longa duração. As
primeiras são principalmente derivadas da atividade solar e da sua
interação com a ionosfera e a magnetosfera da Terra. Como exemplo
temos as variações diárias, as tempestades magnéticas (que podem dar
origem às auroras boreais), os impulsos magnéticos, etc. Às variações
mais lentas que têm a sua origem no interior do núcleo externo dá-se o
nome de variação secular.

João Costa (CT1FBF)