ARLA/CLUSTER: Radio em declinio entre os jovens

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 4 de Outubro de 2013 - 21:58:38 WEST

 Caro Gonçalo Oliveira,

Vamos lá tentar responder às suas pretinentes perguntas.

" Para que me vale ter um rádio de VHF/UHF de 30€ se não o posso utilizar? "
 Pode ter e utilizar para escuta, qualquer equipamento portatil,
depois de fazer exame de aptidão e obter aprovação pode começar a
instalar a sua estação. Desde um simples monopolo a uma TH11 ou a uma
parabolica de 5 metros o ceu, a carteira e o seu engenho e
conhecimentos é o limite

"E se me apanharem com ele retiram-mo e ainda recebo uma valente multa?"
Obviamente, se o utilizar para emitir.

"Para o PMR? É uma opção mas ilegal!"
 Claro que é ilegal.

" Outro problema, vou comprar um rádio de HF? Quantos casos há de
rádios em segunda mão vendidos aos mais inexperientes que vêm com
transístores todos queimados? E cheios de problemas? "
Bem, mas esse não é só um problema aqui, é geral, eu que nada percebo
de automóveis e quando compro em segunda mão levo normalmente comigo
um mecânico amigo, assim certamente que um qualquer radioamador mais
experiente o pode também ajudar.

"Para que me vale ter um rádio se não o posso utilizar legalmente?"
Para se ter um transceptor para as bandas de amador não é necessário,
infelizmente digo eu, apresentar o Certificado de Amador Nacional.
Voltamos à questão da posse e utilização e neste ultimo caso em
emissão.

"Não vivo no Litoral Alentejano, portanto não me dava jeito vir da
Margem Sul para ai... Eheheh :)"
Se calhar até somos vizinhos na Margem Sul e você não sabe.

 "Tenho feito as minhas poupanças, mas quando digo aos meus pais que
quero um rádio dizem que é absurdo e para que ter um rádio num
rádio-amadorismo em declínio?? :(("
Você nem imagina o que é que os meus país acharam quando consegui ao
fim de um ano completo de juntar as minhas parcas mesadas mensais
comprar o meu primeiro transceptor, que fui buscar ao representante
com uma requisição que um amigo conseguiu junto de uma empresa  onde
trabalhava, pois eu ainda não tinha licença e com a requisição ainda
consegui um desconto de 15%. Imagine agora também a cara da senhora da
contabilidade a receber o valor em notas de 5 contos e moedas.

"Eu por mim até pago os 50€ (do meu bolso), mais todas as anualidades,
desde que me ajudem! Eheh! Mas de que vale um rádio-amador sem um
rádio?? "
Trate primeiro de fazer o exame de aptidão para a categoria 3,
certamente e desde que queira, ajudas lhe não faltaram por aqui.

João Costa (CT1FBF)