ARLA/CLUSTER: Testes em modo ROS lento 4 bauds nos 10 metros hoje aofim da tarde

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Sábado, 23 de Novembro de 2013 - 15:49:55 WET

Boa tarde colega Luis,

Entraria de muito bom grado nas experiências se estivesse em casa... mas
estou de fim-de-semana a 120 quilómetros e, mais importante, só disponho de
equipamento para 144, 430 e 1200 MHz aqui de momento.
Ficarei atento a futuros convites pois há mais de 2 meses que nem sequer
lanço uns "foguetes" em ROS.
Está por agendar uma bateria de testes em modos digitais com o nosso colega
Carlos Fonseca (CT1GFQ) na faixa dos 10 metros, na qual espero conseguir
para breve e incluir este modo de transmissão.
Anunciaremos aqui a data e hora.

Confirmo o alcance deste modo de transmissão.
Os meus "fogachos" em modo automático (enquanto estou a dormir) foram
reportados como tendo chegado à Nova Zelândia com uma potência de apenas 5
watts!?!?
Eis um sinal recebido precisamente desse país nos antípodas - «CQ DX CQ DX
CQ DX  de  ZL2AUB  ZL2AUB RE79TP Long Path Europe 160 degrees». Chegou cá
com + 15 dB!!! (19.551 quilómetros).
Eram 3:00 e estava a dormir.
Aqui vai igualmente um relatório de como fui recebido no Japão em condições
de emissão nada famosas - a minha estação portátil a transmitir em Coimbra
com apenas 10 watts de potência e antena monobanda vertical de 1/4 de onda.