RE: ARLA/CLUSTER: Imagens de excelência

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2013 - 23:31:56 WET

Caros colegas,

Em boa verdade vos digo que, como habitualmente, pelo cansaço mas sobretudo
por exigências das funções profissionais que me esperam amanhã, nunca leriam
esta minha resposta senão no próximo Domingo.
Mas são intervenções como a que aqui se reproduz, da autoria do prezado
colega Gil, que me obrigam a intervir.
Nestas lides da Internet, se não estamos agarrados a um computador com a
suficiente devoção para disparar respostas rápidas... a comunicação
perde-se.
Assim sendo, antes que seja tarde, começo por tentar acalmar os ânimos,
esclarecendo que não há razões para tanto alarme, alarido ou
sensacionalismo.
Senão veja-se:
Felizmente alguns de vós (e a ANACOM em provavelmente), entenderam o meu
lapsus lingae, como o provam algumas contribuições posteriores à que estou a
dar resposta.
Se por ventura tivesse escrito «a estação emissora foi CT5HPO/CR7AHQ,
tutelada por CT5HPO», já não haveria tanto alvoroço e "excitação", pelo que
me recuso a embarcar no debate legalista.
Concordo com o zelo demonstrado e agradeço aos colegas Gil e Pedro Almeida
as oportunas chamadas de atenção (enfim... nem sempre cordiais e
construtivas, ou melhor... assertivas).
O que me preocupa não é o "pânico" com o que irá acontecer agora ao colega
Bruno, nomeadamente quando o meu tópico for lido na ANACOM.
Acho pouco oportuno, sobretudo após tantos casos também por aqui
referenciados ou testemunhados "ao vivo e a cores" por mim nas nossas faixas
de frequência, durante os quais se assiste (sim, o tempo do verbo está
correcto) a uma completa prevaricação em relação à mesma norma aqui evocada,
a qual carece de alguma rectificação urgente (esta última frase é uma
opinião pessoal e muito minha - assumida em público sempre que necessário).
E nem sequer são emissões sem conteúdo técnico ou colegas que não
identificam as respectivas estações, conforme exige outra norma do mesmo
diploma legal.
Foram emissões construtivas, de grande qualidade técnica, por parte de um
"instruendo" (leia-se colega em formação) que demonstra a sua qualidade ao
investir em mais do que "conversa fiada sob tutela" (desculpem-me a minha
falta de assertividade nestas palavras, mas não se trata de nenhum ataque
pessoal... creiam-me).
O que me preocupa, sinceramente, é que um pormenor mal esclarecido, por
minha culpa e responsabilidade, diga-se em abono da verdade, gera tantas
mensagens de retorno ao meu tópico; contudo, as inúmeras questões técnicas
que valeria a pena ler e discutir aqui... tardam em surgir.
Não haverá por aí quem se interesse minimamente pelos aspectos de natureza
mais "técnica" e pela SSTV em particular?

Nem a propósito, colega Pedro - em "DX" há que ter em consideração algumas
obstáculos a imagens tão perfeitas.
Não querendo alongar muito o tópico, até porque já fui acusado de ser
aborrecido quando escrevo aqui, as emissões de televisão de varrimento lento
na banda dos 20 metros estão quase sempre muito congestionadas (aliás como é
apanágio dessa faixa). Logo, as estações não podem valer-se de modos de
varrimento mais imunes ao erro, as quais são pavorosamente mais lentas.
Em detrimento da qualidade da imagem, ganha-se em tempo (período de emissões
mais curtos - mais QSO's) e não se corre o risco de um contacto ficar
"incompleto" em virtude de um súbito capricho nas condições de propagação.
A prová-lo, solicito que por favor atente na imagem que recebi durante a
emissão do colega José Ferreira (CT1DNU), em HF, patente no meu tópico
"Resultados dos ensaios em SSTV HF", aqui partilhado convosco no passado
Domingo, dia 17 de Novembro de 2013, às 0:49.
Garanto-lhe que naquele dia as condições não podiam ser piores (tal como
descrito no próprio tópico) em termos de ruído, interferências e (fraca)
intensidade do sinal recebido; quiçá muito mais incapacitantes para troca de
imagens em radiocomunicações do que a média das circunstâncias que nos
oferecem os 20 metros todos os dias.
No entanto compare a respectiva nitidez com as que se recebem nos 14.230
KHz... e diga-me depois qualquer coisa, se lhe aprouver.
Se não fosse o texto alongar-se ainda mais, partilhava já nesta resposta
umas dicas. No entanto, caso este assunto seja do seu interesse (pois
aparentemente não suscitou até agora muita atenção), tenho todo o gosto em
repartir consigo o resultado das minhas experiências, aqui deixando
igualmente o convite para integrar as nossas emissões e testes em SSTV...
feitas desta última vez propositadamente em UHF (e na frequência recomendada
pela IARU - apesar de fortemente interferida), para não transgredirmos as
normas ;)

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37