ARLA/CLUSTER: Broadcast FM vs DAB vs OM/AM

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2013 - 19:50:19 WET

O problema relatado acerca das 80 estações locais que estão contra o
encerramento da emissão analógica baseia-se noutro pressuposto.

É que a infra-estrutura DAB/Digital é de difusão alargada, imagino que
no país inteiro e o que uma rádio tem de pagar ao transportador/emissor
do sinal não será portanto muito diferente se a emissão for local ou
nacional já que a infra-estrutura está mais adequada a esta ultima hipótese.
Assim, as rádios locais ou passam a ter um tipo de programação mais
abrangente que deixa de ser local e de ser vocacionada para os
habitantes de uma zona, de forma a recuperarem a audiência que perdem ao
mudar para digital (pessoas sem receptor ou sem cobertura).
Ou, pagam quase como as rádios nacionais, ficam com custos superiores à
emissão analógica e ainda perdem audiência porque ao resto do pais não
interessa a emissão vocacionada para um local especifico.

Não podemos ser fundamentalistas, eu defendo a emissão nacional em onda
curta mas com objectivos estratégicos da afirmação do país no mundo e da
manutenção da relação com as comunidades Portuguesas remotas espalhadas
pelo mundo.
É ineficiente se considerarmos o rácio custo por ouvinte? sim, acredito
que sim, mas acho que ainda assim valerá a pena.

Agora, entre ouvir o som miserável do AM em onda média versus a emissão
FM que cobre uma área semelhante com qualidade bem superior e receptores
que dão para as duas modulações, porquê manter a emissão OM sem vantagem
qualquer?

DRM/DRM+? sim, concordo que seja equacionado, mas tal não significa que
nos mandemos de cabeça para isso até existirem condições que o
justifiquem sendo que diria a principal factor da decisão será a
disponibilidade de receptores a custo similar aos analógicos o que não
antevejo ocorra nos próximos anos.

73!