ARLA/CLUSTER: Um "amplificadorzinho" experimental de 20 kW para VHF/UHF

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 5 de Novembro de 2013 - 13:36:45 WET

De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Data: 5 de novembro de 2013 10:27
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Um "amplificadorzinho" experimental de 20 kW
para VHF/UHF
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias <
ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>

vamos lá fazer uma analise "economissista" desta "lata:

Eu sempre disse que o limite máximo em termos de um amplificador de RF para
um amador convencional é de 2Kw. Continuo com essa teoria e passa a
"defender a minha tese"

Em termos profissionais, este limite não se coloca, até porque não se
coloca o problema da energia, nem do custo so material, mas sim da
eficiência do serviço.

 Vamos colocar 3 varáveis neste plano e vamos observar que para subir em
10dBs o sinal no posto receptor, a nossa potência tem que aumentar 10 vezes
como é lógico. Assim, e utilizando as "corriqueiras e inuteis unidades "S",
vamos imaginar que utilizando 100W colocamos um sinal de S9. Se quisermos
subir o sinal em 10dB (apenas "aquelas coisas que mexem um ponteiro a
enfeitar o painel" bem calibradas conseguirão apresentar esta medida
correcta) teremos de incrementar a potencia para 1000W.

Em termos de material isso implica um investimento médio de 1500 euros em
material. O consumo de energia sobe proporcionalmente, mas os Kw/h são ao
mesmmo preço. Mas vamos supor que queriamos mais 10dBs de sinal no outro
lado....

Então aqui já quebrava-mos a barreira da economia. Teriamos de subri de 1Kw
para 10 Kw para subir 10 dBs "naquela coisa que mexe o ponteiro" ! Só que
aqui, o custo beneficio já está todo torcido!   Comprar um amplificador de
10Kw não é o mesmo que um PA de 1Kw. O material é muitissimo mais caro, a
alimentação passa a trifásica, e o perigo de morte aumenta tremendamente ao
abrir a tampa. Digamos que um bom PA de 10Kw custaria no minimo uns 15 a
20.000 euros, ou seja 10 vezes mais que um PA de 1 Kw, enquanto a energia
consumida por uma coisa destas, e tomando um rendimento de 60%, seria
equivalente a 8 máquinas de lavar roupa no máximo consumo...Tudo isto para
subir 10dBs no outro lado.

Comparando por exemplo com a minha obra III que debita 1Kw e me custou
cerca de 500 euros em material, o incremeto de sinal ao utilizar um PA de
15Kw seria apenas passar de S9 para S9+13, o que a meu ver não justifica
minimamente a utilização de uma máquina tão cara nem em termos de material
nem em termos de energia.

Quando é que se poderia tornar viável a montagem de um PA assim?...Quando
se quer dar uso a material em stock, e quando se tem energia de borla ou
perto disso!!...É evidente que a unica utilidade de um PA deste calibre é
EME com antenas pequenas, pois no nivel de ruido, todos os dBs são
importantes, e aqui os Kws marcam a diferença,

73 de CT4RK

*Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 *Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *

 *Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 5 de Novembro de 2013 às 02:22, Renato Encarnação