ARLA/CLUSTER: Acessibilidade aos colegas da categoria 2 no concurso EDP em HF

Gamito ct1czt radiotelegrafistas.com

Caro José Albuquerque,
venho aqui só para lhe contar um pequeno episódio:
num certo momento um certo sujeito devia-me algo.  Fui observando o seu
comportamento e cedo entendi que a sua intenção de pagar era muito escassa.
Porém, depois de algum tempo de espera, acabei questionando-o acerca do
cumprimento do seu dever.
Bom!...  Nem queira saber!!!
As deculpas de mau pagador foram tantas e tão bem elaboradas que, veja bem,
quase me convenciam que ele o tal sujeito era afinal meu credor!

Para finalizar:

*A**  **emergênci**a**  **d**o**  **radioamado**r**  **naciona**l*

*(Este** **é** **um** **texto** **ficcionado)*

 *Senhor** **Ezequiel** **Caturro*

Antes de iniciar esta carta que me sugeri escrever-lhe quero deixar-lhe
claro que ela é como um chapéu. Só é usado por aquele ou aquela a quem sirv
a. Todavia tratando-se de tão preocupante assunto resolvi escre- ver-lhe par
a lhe apresentar os sintomas para os quais o senhor, *com**o** **Superio**r*
* **Entidad**e** **Provedor**a** **d**o** **Ra**-** **dioamador** **Nacional
*, deveria com os seus poderes de influência fazer implementar terapia tal
que eliminasse um certo estado de enfermidade de que está a sofrer o amante
da radiocomunicação de amador.

É claro que o *Senhor** **Ezequiel** *não só não é Mestre em questões de
ética, como não é Formador de princípios básicos de comunicações, nem por
outro lado a ban- cada de Associações Nacionais lhe propôs poderes bas-
tantes para solucionar um tal género de enfermidade. Ainda assim, acredite,
o facto de lhe dirigir esta carta, atesta a minha convicção de que poderá fa
zer algo, não para a erradicar, mas pelo menos para melhorar esta horrível e
preocupante chaga.

Estou a falar-lhe de precipitação, usurpação, ausência de ética e de surdez
de que alguns dos nacionais ope- radores das comunicações de amador têm vind
o a con- trair de há uns anos a esta parte.

*V**eja** **o** **Senhor** **que** **talvez** **por** **dificuldades** **de*
* **sintonia,** **em** **HF** **passaram** **–** **suspeito** **eu** **-**
**a** **usar** **equipamentos** **canalizados.** **Não** **sei** **quantos**
**canais** **têm** **mas** **a** **a**v**aliar** **pelo** **que** **se** **
escuta,** **devem** **ser** **monocanal.** **A** **prova** **do** **que** **
lhe** **digo** **é** **que** **se** **se** **trata** **de** **um** **
“concurso** **nacio-** **nal**”** **fica**m** **todo**s** **e**m** **cim**a*
* **un**s** **d**e**  **outro**s** **n**a** **mesm**a** **fre**-** **quência
** **ao** **molho** **e** **talvez** **com** **alguma** **fé** **sabe-se** *
*lá** **em** **quê,** **apoderando-se** **dela** **com** **elevado** **grau*
* **de** **re-** **curso** **ao** **atropelo.** **….** *mas enfim, é um
concurso, são todos contra todos, mesmo que não gostemos, tolera- mos. O pio
r é quando em outras ocasiões em que o espírito da coisa não é o mesmo do de
um concurso, como é o caso do Jamboree, por exemplo, em que não há competiçã
o e no entanto continuamos a verificar que o nobre hábito de escutar antes
de transmitir ou anda desaparecido ou então está tudo surdo.

A nobreza da ética que sempre presidiu ao estabeleci- mento e manutenção das
comunicações, para não ir mais adiante, é defunto. À precipitação no uso da
emissão segue-se, quase regra geral, a usurpação da frequência. Quantas vez
es temos que sair da frequên-

 cia onde iniciámos a nossa chamada, porque outra es- tação ali nos
encontrou e ali ficou a chamar como se lá não estivesse alguém!.

Para o *Jamboree** *que recentemente terminou, no do- cumento que produziu
sobre o Jota, a DNR a certa al- tura, num trabalho cheio de boas intenções,
aborda a questão da abertura. Mas quanto a mim, *Senhor** **Eze-** **quiel**
**Caturro*, talvez por desconhecer a enfermidade de que temos vindo a falar,
a DNR cometeu o erro de

– à abertura - dar continuidade à ausência de chamada das estações
participantes com recurso à ordem alfa- bética, para em vez disso se colocar
a estação nacio- nal à disposição das estações que a quisessem chamar. A
ideia é bonita. É até talvez romântica. Mas não fun- ciona. Enquanto aquela
enfermidade não for sanada, o resultado continuará a ser caos. Continuaremos
a apreciar em cada um a fracção de *Jammer** *que lhe as- siste. Várias veze
s ouvimos das estações não enfer- mas, lembrar a estas que não estavam num
Concurso. Boa a intenção mas ao que pudemos constatar, du- rante apro
ximadamente quarenta e oito horas, o seu efeito foi quase nulo. Continua-se
a cultivar o detestá- vel hábito de usurpação de frequência. Ou seja, faz-se
um QSO com uma estação que chama CQ e uma vez terminado este adquire-se o
direito de usurpar a fre- quência e *"nem** **que** **a** **caturra** **
tussa"** *dali é que se não sai. Mas não fica por aqui. O culto do detestáve
l e anti- ético hábito de não escutar antes de emitir parece ter aumentado.

Senhor *Ezequiel*, bem sei que está prestes a demitir- se dessa sua
turbulenta função, mas ainda assim gos- taria que antes se pudesse debruçar
sobre este assunto usando da nobreza das suas superiores in- fluências para
melhorar o enfermo estado de que está sofrendo o radioamador nacional.

*É** **uma** **emergência*

*Se** **se** **revê** **neste** **texto,** **corrija-se;** **Se** **não** **
se** **revê** **ignore-o;*

Qualquer semelhança com a realidade é pura coinci- dência.

*25** **de** **Outubro**  **de** **2012*

*António** **Gamito** *– CT1CZT