ARLA/CLUSTER: WEBSDR.PT

Filipe Pereira - CR7AFP cr7afp gmail.com
Domingo, 19 de Maio de 2013 - 18:09:57 WEST

Boa tarde colega João.

Eu integro o projecto websdr.org do colega Pieter da Holanda, faz cerca de
1 ano, entretanto trabalhou-se no desenvolvimento do receptor com FPGA e
no software para o mesmo. Daí só se ter disponibilizado agora o servidor
nacional.
Como sabe também implica bastante largura de banda ( cerca de 120K ) por
utilizador conectado, um servidor com Linux dedicado à função, e um
receptor para cada banda que seja disponibilizada ( na versão experimental
já permite varios segmentos do espectro ), para além de uma antena
dedicada para a escuta de todas as bandas ( o que não tem grandes
resultados ) ou várias antenas consoante as bandas disponibilizadas. Para
além do facto de poderem ser necessários vários servidores conforme o
numero de bandas e numero de utilizadores do serviço. E por isso só há
pouco se conseguiram reunir as condições necessárias para colocar o
projecto nacional no "ar".

Quanto ao sdrspace, neste momento não existirá ligação deste servidor ao
mesmo, mas eu habitualmente tenho a minha estação disponível no mesmo para
escuta, o problema é que o sdrspace só permite um utilizador por receptor,
ao invés deste servidor que neste momento está a permitir a sintonia a 20
utilizadores em simultâneo.

Quanto ao colega espanhol, teve um problema técnico segundo a informação
que tenho, e estava a ter também custos avultados a manter a ligação
dedicada de internet ao servidor para disponibilizar o serviço, para além
dos custos do receptor+servidor+antena pelo que espero que ele consiga
colocar o servidor online brevemente.

Bom Domingo a todos os colegas.

Cordiais cumprimentos,
Filipe Pereira ­ CR7AFP <http://www.qrz.com/db/CR7AFP>