ARLA/CLUSTER: RE: Onde é que os CS7 e CT5 podem operar telegrafia?
João Gonçalves Costa
joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 13 de Maio de 2013 - 18:15:47 WEST
Á bocadito não me lembrava a propósito de " ... neste momento um neófito que queira ser um futuro radioamador da categoria 1 em Portugal rapidamente, o melhor é ir mesmo fazer o exame a Espanha. E já agora, ao espanhol, é vir montar a sua estação em Portugal..."
O indicativo de meu AMIGO Jose, que encontrei no sábado na Feira da REP, que são dois; EA7HEL e SM7GXE, isto se não tem mesmo um indicativo português...para já nem falar de outros indicativos, que me parece, que já teve por esse Mundo a fora.
Um Forte Abraço para o Grande Jose.
_\\|//_
( o o )
------------------ooO-(_)-Ooo------------
73 de:
************************************
* CT1FBF / João Gonçalves Costa
* QTH Locator : IM58kq
* CQ Zone: 14 / ITU Zone: 37
* E-mail and Address, see in:
* www.qrz.com
* QSL Card via Eqsl: www.eqsl.cc
**************************************
-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: segunda-feira, 13 de Maio de 2013 17:12
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Onde é que os CS7 e CT5 podem operar telegrafia?
Como sempre, Brilhante, meu caro Jorge Santos (CT1JIB).
Era exatamente ai que eu queria chegar, os concursos de CW e não só não deveriam ser só efetuados nos segmentos reservados a CW mas sim nos "All Mode" onde eles podem operar, pois de outra maneira os colegas da categoria 2 não podem lá ir com a sua própria estação.
"Continuamos sistematicamente a bater na mesma tecla, o que era bom mesmo era só haver uma única classe de radio amadores, aí resolvia todos os problemas!!!! eram todos categoria 1 (ou classe A) bastando para tal dizer que gostavam muito de falar ao microfone."
Pois Espanha tem isso mas não é isso que a CEPT recomenda.
Provavelmente se fossemos nós, a esta hora, já a CEPT nos tinha ameaçado que não estávamos a seguir a recomendação e que não reconheceria as licenças CEPT passadas pela nossa administração. A este propósito, tive uma interessante troca de opiniões na Feira da REP com dois colegas, em que chegamos á conclusão que neste momento um neófito que queira ser um futuro radioamador da categoria 1 em Portugal rapidamente, o melhor é ir mesmo fazer o exame a Espanha. E já agora, ao espanhol, é vir montar a sua estação em Portugal, que o diga o Jose Pera (aquele colega português a viver em Espanha e que aparece num vídeo a falar sueco com o Presidente da URE, hihihi)
João Costa (CT1FBF)
De: cluster-bounces radio-amador.net [mailto:cluster-bounces radio-amador.net] Em nome de Jorge Santos
Enviada: segunda-feira, 13 de Maio de 2013 15:17
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Onde é que os CS7 e CT5 podem operar telegrafia?
Boas tardes,
Tanto os CS7 como os CT5 tem banda "All Mode" onde podem praticar CW.
Poderão dizer "Ah e os concursos..." eles não são feitos nessas frequências!!! e o facto de utilizarmos frequências que por norma são usadas noutros modos leva a arriscar-mo-nos a ouvir de alguém que acha que adquiriu uma frequência e que agora apareceram por aqui uns carolas a fazer "da di da di di da".
Mas bem, acho eu que é tudo uma questão de consenso.
Se juntarmos todos os CT5 e todos os CS7 que façam CW com possibilidades de estarem presentes num concurso internacional ou mesmo numa caça a uma figurinha, isto para não falar dos pile up's, acho que não conseguimos arranjar 5, se é para treinar o CW temos os nossos concursos QRS muito úteis para quem quer praticar, aprender e evoluir, como CW'ista (esta foi inventada) e como pessoa, ser social.
Como tal, penso eu e não levem a mal esta minha interpretação, banda para fazer CW e para aprender têm com fartura, quando se considerarem aptos a poder concorrer nos grandes concursos, então aí de certeza que estarão também aptos a fazer o vosso exame e aí poderem desfrutar de todo o vosso conhecimento e frequências.
Continuamos sistematicamente a bater na mesma tecla, o que era bom mesmo era só haver uma única classe de radio amadores, aí resolvia todos os problemas!!!! eram todos categoria 1 (ou classe A) bastando para tal dizer que gostavam muito de falar ao microfone.
Jorge Santos
Mais informações acerca da lista CLUSTER