ARLA/CLUSTER: Nova antena Cushcraft R9 para 6, 10, 12, 15, 17, 20, 30, 40, 80 Metros

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Sábado, 16 de Março de 2013 - 13:21:45 WET


Boa tarde
Problema da água dentro dos circuitos LC ressonantes - traps, resolve-se com isolamento das juntas com silicone e com orifício para evaporar a humidade da condensação da ar dentro dos envólucros.
- Este buraco/s que as bobines/traps costumam ter é negligenciado por muitos, se usarem o senso comum verificam que o/s buraco/s estão/devem estar para baixo, desobstruídos, para efectuarem o seu trabalho que é drenar a água que se condensa. Usar o betume e blindar tudo pode não resultar pois os circuitos aquecem e dilatam, condensando microscópicamente o vapor de água existente no ar dentro do envólucro que protege as bobines/traps. Resultado: por baixo do betume isolante a superfície metálica dos condutores oxida por acção da condensação do vapor de água, oxidando causa aumento resistência electrica periférica e uma vez que a corrente circula na periferia (efeito pelicular), tá tudo "lixado" e agrava-se conforme o tempo passa e a oxidação aumenta. 
- Quanto à diferença dos valores de sinal entre o dipolo e a vertical do Pedro, à considerações a fazer que podem ser decisivas para a análise da situação. Nestas coisas das antenas nem tudo o que pareçe é, devem haver outros factores a influir nesse resultado que não é normal. Para os 80 e 40mtr pacífico, pois o comprimento de onda torna o dipolo mais ideal, embora sinais com ângulos de radiação mais baixos possam ser melhor recebidos na antena vertical. Se nas bandas mais altas o mesmo sucede então algo está mal com a vertical, não basta dizer que está montada XPTO como mandam as instruções.
- Existem muitos radioamadores que ainda não soldam as fichas PL devidamente, deixando a malha por soldar. Utilizando cabo coaxial de má qualidade e muito alterado, com emendas, sem estar cortado em múltiplos de meia onda. Tudo isto influencia o resultado final, mas em vez de pensarem nestas chatices todas são logo céleres a dizer "não presta"!
73sCT1DDW

Date: Sat, 16 Mar 2013 12:57:06 +0000
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Nova antena Cushcraft R9 para 6, 10, 12, 15, 17,	20, 30, 40, 80 Metros
From: ct7abr  gmail.com
To: cluster  radio-amador.net

Boas, colega Pedro Madeira.

Esse problema das estacionárias a começarem a subir abruptamente em dias húmidos, pude constatar no caso da minha dipolo, que também tem traps, que era um problema de humidade dentro dos mesmos. Vai poder ver que, mesmo em dias secos, se for abrir o isolamento dos traps eles estão cheios de água!


É necessário retira-los, abri-los, secar bem com um secador de cabelo para retirar toda a humidade, e tapar com fita vulcanizadora.
A solução ideal seria usar um banho de betume como faziam para os transformadores de linhas das TV's a válvulas. Creio que isso ainda se arranja.


73, Renato


_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130316/9cd7e540/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER