ARLA/CLUSTER: Nova antena Cushcraft R9 para 6, 10, 12, 15, 17, 20, 30, 40, 80 Metros

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sábado, 16 de Março de 2013 - 11:31:41 WET

Viva Filipe,
    utilizar um dipolo monobanda, por exemplo para os 80 metros e trabalhar
com um tuner para o sintonizar pode não ser um sistema aceitável mas por
experiência própria já testei este sistema e uma Cushcraft R-8 ao mesmo
tempo, comutando entre antenas, e com a R-8 chegava a ter diferenças de
sinais de 4dB nos 20 metros por exemplo! Para que não pense que a
Cushcraft R-8 não estava em condições, a mesma tinha sido montada 2
semanas antes deste teste e estava em plena ressonância nas bandas.
    O reparo que fiz em relação ao plano de terra foi de encontro ao que o
próprio fabricante disse na apresentação da antena, onde diz que a antena
não necessita de plano de terra... Apenas isso. Só vi o boneco da antena,
não vi diagrama nenhum da mesma para fazer a minha observação porque ainda
não deve estar disponível na internet.
    Outra coisa que me faz torcer o nariz é que estas antenas com
artimanhas e bobines todas que tem pelo seu comprimento na minha opinião
torna-se mais vulnerável ao vento e á água, e além disso, a potência que a
antena suporta. Nesta nova R-9 ainda não há especificações técnicas na
internet, pelo menos não encontrei. No entanto, olhando para o meu caso
esta antena não me serviria porque deve suportar pouca potência, talvez
não vá além dos 400 ou 500 watts, de notar que falo em potência real que a
antena suporta em qualquer condição climática. Isto, e dando novamente o
exemplo do dipolo, porque por exemplo eu com um dipolo feito de fio
carrego-lhe potência á vontade em qualquer condição! Pode estar o fio
molhado, o balun molhado e não se passa nada! Já com a direccional
multibanda, quando carrego potência e se a antena estiver molhada a mesma
se estava ressonante e sem SWR, em pouco tempo a utilizar uma boa potência
as estacionárias começam a subir abruptamente! Só ainda não consegui
perceber o que provoca isso visto que a antena não tem balun, só tem traps
para uma banda e segundo o fabricante suportam 2000 watts...

    Finalizando, é certo que nem toda a gente tem a possibilidade de ter
grandes antenas mas uma antena de fio é relativamente fácil de montar em
qualquer lado! Não é preciso grandes infraestruturas de suporte e não se
queixam da intempérie...
    Já conheci e tive várias antenas multibanda de compra, tanto filares
como de alumínio e até de fibra, já tive também várias antenas de fabrico
caseiro e continuo a ser apologista do ditado "queres as coisas bem
feitas, fá-las tu mesmo"!

    Cumprimentos 73 e bom fim de semana a todos os colegas!
    CT7AHV - Pedro Madeira

Ligações:
---------
[1] <a
href="http://www.cqdx.ru/ham/wp-content/uploads/2013/03/Screen-Shot-2013-03-05-at-9.45.46-AM.jpg">
http://www.cqdx.ru/ham/wp-content/uploads/2013/03/Screen-Shot-2013-03-05-at-9.45.46-AM.jpg</a>
[2] <a href="http://www.cushcraftamateur.com/">
http://www.cushcraftamateur.com/</a>
[3] <a
href="http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC8QFjAA&url=http://www.cqdx.ru/ham/&ei=GAJCUbXrH4ar7AbLg4HADA&usg=AFQjCNFaQUw-xZ6MMoVz3mbb948yRpcT6g&sig2=Zd7P-NKJB2szoymuFsPsrg">
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&frm=1&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC8QFjAA&url=http://www.cqdx.ru/ham/&ei=GAJCUbXrH4ar7AbLg4HADA&usg=AFQjCNFaQUw-xZ6MMoVz3mbb948yRpcT6g&sig2=Zd7P-NKJB2szoymuFsPsrg</a>