ARLA/CLUSTER: Projeto de alteração do QNAF - adenda 2013, projeto de decisão está em consulta pública

CS7ACN - M.Luis Nogueira arla link2box.net
Domingo, 30 de Junho de 2013 - 23:30:20 WEST

O tópico inicial era o QNAF adenda 2013 e tornou-se numa discussão
sobre associativismo.

Na minha região geográfica (Beja), já houve uma
associação que acabou, está suspensa, inactiva, morta ou qualquer coisa.

Na realidade acredito que uma grande associação terá muito mais
representatividade que muitas e pequenas.

Acredito mesmo que em muitos
sítios em vez de criar uma nova associação deva ser criado um nucleo, um
delegado, uma delegação ou como queiram chamar de uma determinada
associação. Só assim é que associações com menor numero podem vir a ter
mais sócios e por sua vez mais representatividade.

Só se as pessoas
andam a procura de protagonismo pessoal, então isto não funciona nunca.

Também acho que as associações as que se acham grandes, que por vezes
gastam esforços a promover determinadas "feiras" que servem mais para
reencontrar os amigos que outras coisas, peguem nesses mesmo esforços e
realizem um congresso a nível nacional, para se debater assuntos como
estes, e tomarem atitudes, não ficarem só pelas intenções.

A maioria
delas fica governado os seus feudos e sócios, que afinal de contas até
não são muitos.

Gostaria de saber cada associação quantos sócios
activos tem, algumas associações colocam na sua pagina a quantidade de
associados que tem. outras nem pagina na internet tem, para se poder
analisar a percentagem em relação ao universo de radioamadores
nacionais.

Não estou de maneira alguma a dizer que as associações o
que fazem não são merecedoras de reconhecimento, estou simplesmente a
dizer se fossem mais fortes o impacto nacional seria maior. (unam-se,
deixem os protagonismos de lado)

Caro Colega Paulo, uma vez que acha a
associação Rep a melhor, porque não a Rep tomar essa iniciativa de
promover um "congresso" com uma linha de trabalho previamente conhecida.

Deixo aqui o repto igualmente as outras associações o que interessa é
a iniciativa, afinal os primeiros passos são sempre os mais difíceis.

Não interessa discutir o mau passado, mas sim os melhores passos para
o futuro.

73

CS7ACN

M.Luis

Em 30-06-2013 21:06, Pedro Ribeiro
escreveu:

> Em parte a discussão que estamos a ter volta a ser
acessória.

> Independentemente dos pormenores de como tal será feito
a verdadeira
> questão é:
>
> Na quase totalidade dos problemas que
nos afectam tenho visto um
> consenso das associações e amadores (não
filiados), mas depois o esforço
> perde-se em iniciativas individuais
(ou simples trocas de mensagens como
> estas) que não têm a devida
força perante o exterior.
> Então se estamos todos de acordo porque raio
não colaboramos e confiamos
> a nossa representação a um grupo de
pessoas acima das associações?

> A REP acredito teria um papel à sua
altura neste processo, não ficaria
> diminuída creio que muito pelo
contrario.
> E mais vos digo, criando-se a confiança necessária entre
associações só
> valorizaria a REP, iria esbater os "anticorpos" e a
médio prazo, as
> coisas correndo bem, algumas chegariam à conclusão
que resultava melhor

--

CS7ACN
M.Luis