Re: ARLA/CLUSTER: Projeto de alteração do QNAF - adenda 2013, projeto de decisão está em consulta pública

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 29 de Junho de 2013 - 20:31:34 WEST

Prezado Elio (YY5PEZ),

Em termos de reciprocidade o único acordo que se encontra tipificado
oficialmente nos Procedimentos Previstos para o Serviço de Amador em
Portugal, que anexo a esta mensagem, é com a Republica Federativa do
Brasil.

Também, ao que verifico, a Venezuela não faz parte da lista de países
associados à CEPT, o mais próximo é o Peru, como pode verificar pela
Recomendação T/R 61-01 em:
http://www.erodocdb.dk/doks/implement_doc_adm.aspx?docid=1802 .

Convinha, então, obter uma cópia oficial desse acordo de reciprocidade
no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Venezuela e entregar na
ANACOM (pode ser na sua visita à Madeira), pois ao que sei existem
mais alguns acordos, mas que não foram transpostos para a legislação
portuguesa porque não abarcam efectivamente a área do serviço de
amador ou o Estado português não considera que em termos legais o
outro pais o tenha já transposto oficialmente para a sua legislação
interna. Neste caso, na entrega da cópia oficial desse acordo de
reciprocidade Portugal / Venezuela deve invocar os fundamentos do
Artigo 8.º e seguintes do Decreto-Lei n.º 53/2009 de 2 de Março no que
respeita a país com o qual Portugal tenha um acordo de reciprocidade,
e que tambem anexo a esta mensagem para sua consulta.

Aqui, entramos numa situação muito complicada de "pescadinha e rabo na
boca", nem nós transpomos porque o outro ainda não o fez, nem o outro
transpõem porque nós também ainda não transpusemos.

João Costa (CT1FBF)