Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

Renato Encarnação ct7abr gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Julho de 2013 - 21:46:23 WEST

Boa tarde.

Felizmente pude constatar algumas ideias práticas acerca da polarização das
antenas, com base na experiência que tenho em operar a estação da minha
faculdade, que está bem equipada em termos de antenas para VHF e UHF, com
capacidade de fazer polarização circular.

É preciso dizer que a escolha da polarização tem a ver com o alvo que o
colega quer atingir. Se o colega quer fazer QSO's com colegas que utilizam
antenas verticais omnidireccionais, terá de optar por uma Yagi de
polarização vertical, ficando limitado a fazer QSO's quase locais.
Por outro lado, se o colega quizer fazer DX, é mandatório utilizar pol.
horizontal, visto que todos os colegas que sabem que o ruído atmosférico
tem menor distribuição nessa polarização, usam assim as antenas.

Conclusão: recomendo a polarização horizontal para DX a sério, ou vertical
para "DX" com colegas portugueses e alguns espanhóis, ou para operar
repetidores muito distantes.

73, Renato

No dia 8 de Julho de 2013 às 20:14, Luís Garcia Filipe <