ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

Segunda-Feira, 8 de Julho de 2013 - 20:14:06 WEST

Boa tarde.

Tenho algumas dúvidas sobre que polarização deverá levar uma yagi média (
entre 9 a 15 db).

Tenho lido e estudado os efeitos de propagação através dos dois métodos
(horizontal e vertical) com as vantagens de desvantagens de ambas as formas
de polarização.

Na impossibilidade de aquisição de yagi de polarização circular (penso que
seria o ideal) qual escolher, com base na vossa EXPERIÊNCIA PESSOAL ?

Objectivo será fazer mais tarde satélite, ( os muito pouquitos ainda
funcionais, com pena minha), tentar qsos complicados tipo 150km / 250 km
entre estações, tentar escutar um EME aqui e acolá quando a sorte estiver
muito boa, e tentar alcançar repetidores que uma vertical não consiga. Tudo
isto em condições de propagação mediana ( nem tropo nem fechada).

Na vossas experiência, qual escolher?

Desde já muito agradecido por possíveis respostas.

73,

CR7AEL

--
Cumprimentos;