Re: ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Ontem, temperatura mais alta registada no distrito de Setúbal, com 42,4 graus

Jorge Santos ct1jib gmail.com
Segunda-Feira, 8 de Julho de 2013 - 09:02:08 WEST

Se juntarmos a estas leituras mais uma contribuição concluímos que os
nossos termómetros não batem bem.

Eram 18:00 quando tive a visita do CT1AOZ e do CT2KEV que disseram não se
poder respirar na minha zona (Palmela) nessa altura o termómetro já tinha -
1º só marcava 43,8º, o próprio Luís - CT2KEV comunicou via rádio ao chegar
à ponte Vasco da Gama uma hora depois que ali a temperatura já era melhor,
estavam 41º.

Ainda não vi nem percebo a dispersão e tomada de leituras do Instituto, o
meu sensor (um deles) está numa zona de passagem de ar não sofrendo
correntes do mesmo (para um falso negativo) nem exposição solar directa ou
indirecta (para não analisar o efeito de "forno"), penso não estar a fazer
errado e quando comparo com leituras de outros colegas, inclusive estações
de meteorológicas de APRS, os valores pouco diferem, daí eu confiar mais
nas minhas medidas que as do IPMA.

No dia 7 de Julho de 2013 às 14:36, Carlos Mourato
<radiofarol  gmail.com>escreveu:

> Bem alguma coisa deve estar a bater mal. Na sexta feira em alcacer do Sal
> estiveram 43, as 18:00 em cima do viaduto, medidos quando ia para LX. Ontem
> em Coimbra, segundo o que disseram nas noticias o record absoluto do país
> foi registado nesta cidade com 46 graus.
> Quanto a Sines, deve haver  engano. às 15:00 saí de casa e estavam 29
> graus (termometro do carro que está mais ou menos correcto). À noite cerca
> das 19:30  fui até Porto Covo e a temperatura era de 23º, que acabou por
> descer a 20º. Por isso estranho esses valores, que parecem estar todos
> [...]

73's

***********************************
*CT1JIB* / Jorge Santos
QTH-Locator: IM58mo
CQ Zone:14/ITU Zone:37
Watch data in www.qrz.com <http://www.qrz.com/db/CT1JIB>
QSL Via: Bureau or Eqsl:www.eqsl.cc
REP Member# 1748
ARLA Member# 070
ARRL/LoTW Member# 2000232451
AMSAT US Member# 36900
EPC Member# 5302
*
Sysop of CQ0DSA, CQ0DAH, CQ0DCH, XRF040, DCS012

Co-Sysop of CQ0DLX, CQ0DPT, CQ0DSM, CQ0DTV, CQ0DLR
*
D-Star  FreeStar System