ARLA/CLUSTER: Newsletter Nuclio Nº 386

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2013 - 15:08:28 WET


Caro Subscritor,

Bem vindos a uma nova volta deste carrossel cósmico que é o planeta Terra.

O pretexto para o envio desta mensagem são as atividades que vão decorrer já amanhã, sábado, dia 19 de Janeiro, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal em S. Pedro do Estoril.

Logo às 15h, temos mais uma sessão da Academia do Cosmos, o programa de formação de professores do NUCLIO para o ensino das Ciências recorrendo às novas tecnologias. Trata-se de um projecto inovador de apoio a professores que participam no programa mundial Galileo Teacher Training Programme.

A informação completa sobre o projeto encontra-se na seguinte página:

http://nuclio.org/blog/2012/09/06/academia-do-cosmos-gttpportugal-20122013/   


À noite, a partir das 21h30, teremos mais uma "Astronomia em Crescente", actividade, que normalmente decorre no Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua e é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios. Este sábado o tema é: "Curiosity em Marte".

Mais informação sobre esta atividade pode ser consulta em:

http://nuclio.org/blog/2012/11/25/astronomia-em-crescente-2012-2013/ 


Finalmente um anúncio que não é para "amanhã".

O NUCLIO abriu recentemente as inscrições para cursos de formação certificados para professores. Neste momento existem já 4 locais com inscrições abertas, para cursos com inicio em Fevereiro e Março. As localidades contempladas neste momento são:
- Chaves
- Gaia
- Algarve
- Vila Nova da Barquinha

Pode aceder a toda a informação e inscrever-se a partir da página: 

http://nuclio.org/blog/2013/01/02/formacao-certificada-para-professores/ 

Até breve! 
--------------------

O presente de Natal da Cassini: o glorioso lado escuro de Saturno 
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=845 
Mesmo a tempo de celebrarmos esta época natalícia, a sonda Cassini, da NASA, em órbita em torno de Saturno há mais de oito anos, oferece-nos outra visão gloriosa, em contraluz, do planeta gigante e dos seus anéis.



Investigadores identificam meteorito de Marte rico em água 
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=846 
Uma rocha com 2,1 mil milhões de anos, encontrada no deserto do Saara, foi identificada como sendo um meteorito da crosta de Marte, contendo dez vezes mais água do que todos os encontrados até agora e também carbono orgânico. Embora a sua composição seja diferente da de qualquer meteorito marciano previamente estudado, a NASA diz que corresponde à das rochas que surgem à superfície do planeta e que têm sido estudados pelos rovers e pelos satélites.



Telescópios espaciais observam padrões climáticos de uma anã castanha
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=847 
Os padrões climáticos complexos da atmosfera de uma anã castanha em rápida rotação foram mapeados, com o maior detalhe de sempre, por investigadores utilizando as capacidades no infravermelho dos telescópios espaciais Spitzer e Hubble. A previsão atmosférica revela a existência nuvens, da dimensão de planetas, movidas por ventos, em torno deste estranho mundo.



A Lua na ponta dos dedos
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=848 
A Delegação do Porto da ACAPO, em parceria com diversas entidades da área do ensino, nas quais se inclui o NUCLIO, leva a observação da Lua até ao público cego e com baixa visão, através de uma actividade de astronomia inclusiva, com recurso a um modelo táctil, em 3D, da Lua. A actividade terá lugar no próximo dia 25 de Janeiro, pelas 20h00, na sede da ACAPO - Porto.


Astrónomos descobrem a maior estrutura no Universo
http://www.portaldoastronomo.org/noticia.php?id=849 
Foi encontrada a maior estrutura conhecida no Universo: um grande grupo de quasares (LQG), medindo cerca de quatro mil milhões de anos-luz de diâmetro, cerca de 1600 vezes a distância entre a nossa Galáxia e a sua vizinha Andrómeda. Esta estrutura imensa desafia o princípio cosmológico que desde Einstein tem sido amplamente aceite.



Obrigado
newsletter  portaldoastronomo.org 






Mais informações acerca da lista CLUSTER