ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Nota importante no IARU VHF Managers Handbook

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Domingo, 10 de Fevereiro de 2013 - 22:53:45 WET

Boa noite,

A maioria dos actuais repetidores enviam o tom na transmissão,
permitindo que quem está em escuta possa seleccionar o tom do repetidor
que pretende ouvir naquela frequencia (no chamado modo CTCSS) e caso
ocorra a activação de outro repetidor, o seu equipamento permanece
calado já que apesar de receber portadora para abrir o squelch, não está
a receber o tom que está à espera.

No entanto, alguns repetidores ainda não enviam tom no tx o que
significa que por exemplo se quero ficar à escuta da Arrábida CQ0UARB,
como este actualmente está com uma avaria que de vez em quando o faz
deixar de incluir os 74,4Hz no TX, tenho de deixar o rádio simplesmente
em modo TONE (emite o tom mas não valida ao receber) e isso faz com que
tenha de estar a ouvir de vez em quando o repetidor de Oliveira de
Azeméis (CQ0UOAZ).

Com o comportamento actualmente recomendado pela IARU estas situações
evitam-se (a não ser em avarias).

Provavelmente em alguns dos repetidores que não estão a emitir o tom é
apenas um pormenor simples de configuração para passar a incluir, pelo
que me lembrei de alertar o pessoal em geral na esperança de apanhar
alguns colegas que tenham a seu cargo a gestão de repetidores e quando
oportuno, ligarem o tom, não incomoda ninguém e dá muito jeito.

Exemplo de alguns que me parecem estar nesta situação:
CQ0URVM - Vialonga
CQ0UVAR - TorresVedras
CQ0UAMR - Amoreira

73!