ARLA/CLUSTER: Re: A " super bateria "

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Terça-Feira, 5 de Fevereiro de 2013 - 21:52:50 WET

Boa noite,

Na prática é um filtro RC passa baixo aplicado junto ao consumidor da
energia, quando ocorre um pico de corrente a resistência entre a fonte
de energia e o consumidor formada pelos cabos irá provocar uma queda de
tensão proporcional à corrente e à resistência dos fios ( U=RI ), no
entanto, como o condensador se opõe a mudanças bruscas da tensão aos
seus terminais, irá temporariamente ser ele a fornecer parte da corrente
pretendida (e descarregar parcialmente).
Quando lhe deixar de ser exigida corrente, irá carregar de novo a partir
da fonte.

Na pratica o consumidor da energia não terá flutuações de tensão tão
grandes com as que teria se não estivesse lá este LPF.

Para efeito similar eu tenho um par de baterias de 7Ah junto ao rádio
nas traseiras do automóvel para compensar o facto de não ter cabos de
secção elevada até à bateria.
Um destes dias tenho de analisar bem os "prós e contras" das duas
soluções para ver se a vossa não será melhor ...
Neste momento pesa mais o facto de eu conseguir muitas baterias destas
com "meio uso" por custo negativo (sim, se não ficasse com algumas delas
ainda teria o trabalho de as ir levar ao centro de reciclagem).

73!