RE: ARLA/CLUSTER: Paixão em ser radioamador

CT1BAT ct1bat gmail.com
Sexta-Feira, 1 de Fevereiro de 2013 - 00:11:59 WET

Se me permitem...
É pertinente perguntar onde estão os cerca de 6.000 radioamadores
portugueses?!?
Escutam-se nas bandas, quase sempre, os mesmos e são muito (mas muito!)
poucos.
Creio que esta ausência se deverá muito à falta de entusiasmo e de
motivação.
E, aqui, as (mais de 50) associações têm muita responsabilidade. As
associações não servem apenas para deter licenças de repetidores (que quase
ninguém usa...) semeados, como cogumelos, pelos cabeços...
A maioria não regista 1 (uma) actividade por ano!
Não são só as exposições/feiras que, mais ano menos ano, acabam por falta de
QSJ ou de clientes. Hoje escolhe-se, comparam-se preços e compra-se um
equipamento, ou outro material, sem sair de casa.
Há dias de campo, há testes de equipamentos e antenas, há treinos de
comunicações, há colóquios, há formação/preparação dos mais novos, há
activações, há piqueniques, há... tudo o que a imaginação (dos dirigentes
associativos e dos radioamadores) fôr capaz para despertar o interesse dos
praticantes deste hobby e os tirar do sofá!
Uma coisa é certa: o pessoal, quando se encontra, faz uma festa! E fala-se
de rádio, de antenas, de propagação, etc, etc.
Se as associações (representativas dos radioamadores) não servirem para
mobilizar os praticantes e dinamizar a actividade, então, mais vale fecharem
as portas, porque não lhes resta outra serventia.
73 de
José Machado – CT1BAT