ARLA/CLUSTER: (Ajuda) Plano de terra para antena vertical HF

Nuno Lopes - CT2IRY ct2iry yahoo.com
Sábado, 31 de Agosto de 2013 - 10:16:20 WEST

Bom dia Pedro,

No meu ver e pelo que tenho lido das "Low bands" os radiais podem não ajudar a reduzir o swr, mas ajudam no diagrama de radiação da antena, ou seja quanto mais radiais de 1\4 de onda até 120 (numero consensual), mais baixa o lóbulo principal da antena, que quanto mais baixo melhor para DX.

Quanto a agua no buraco, existe quem use nos 160m, nos buracos dos eléctrodos carvão e sal, para dar mais condutividade.

Acho que isto aqui lhe poderá dar uma ideia quanto aos radiais < http://www.n6rk.com/ground.pdf >

73 Nuno
  CT2IRY