ARLA/CLUSTER: O curioso é que havia muito mais actividade VHF antes desses chats aparecerem.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2013 - 13:45:20 WEST

De: ct1dmk <ct1dmk  gmail.com>
Data: 26 de agosto de 2013 04:48
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] 6 metros?
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

O curioso é que havia muito mais actividade VHF antes desses
chats aparecerem. Em EME na banda dos 2m chegou a haver
mais de 1000 estações activas e num fim de semana fazia-se
uma centena de QSO's tudo em random e sem chats nenhuns.
Agora com os chats aparecem umas estações e
numa noite nem 10 QSO's se fazem.

Mas como já passamos o ponto sem retorno,  sim eu
concordo a 100% com o Matias
Nestes novos métodos do QSO assistido na internet
é bastante útil o chat.
A internet é um meio moderno e adaptado também a este novo QSO
moderno portanto até parece bem que assim seja.

Infelizmente a simples observação da evolução da actividade em VHF DX
mostra que estas maravilhas da tecnologia que supostamente facilitam
imenso ajudam etc não tem resultado lá grande coisa muito pelo contrário.

Dá que pensar se é ou não uma mais valia ao hobby...
Nomeadamente nessas actividades de VHF como o MS EME etc.
seguramente não foi.

É que eu vivi o VHF-DX (EME MS etc) dos anos 80 e 90, sei bem
estabelecer a comparação.

lc
ct1dmk.