ARLA/CLUSTER: Pela minha longa experiencia de antenas junto ao mar, já aprendi muito, principalmente devido às asneiras cometidas.

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Domingo, 25 de Agosto de 2013 - 19:53:49 WEST

Boas,
    eu tenho andado a limpar e tratar das minhas antenas que estão
desmontadas para as montar no novo QTH que é mesmo por cima do mar e numa
zona onde todas as noites e quase todas as manhãs há uma neblina muito
densa vinda do mar.
    Quando vim para aqui morar, só a título de experiência deixei uma ponta
de 30cm de tubo de alumínio novo espetada na relva. Agora ao fim de 3
semanas o alumínio está todo picado e corroído!

    O que estou a fazer é limpar todas as peças e tubos das antenas,
envernizando tudo com verniz em spray! Aqui á uns anos fiz isso numa
antena que ainda hoje tenho montada também em frente ao mar, no QTH de
férias no litoral alentejano, até perto do colega Mourato. Ainda hoje está
lá montada e impecável, nem uma pinta de corrosão tem!

    O que faço é lixar bem os tubos do uma lixa muito fininha, julgo que
tou a usar lixa P920. Outras peças que não dão jeito de lixar uso uma
"Dremel" que é um género de berbequim minúsculo onde ponho uma contrabucha
de arame de aço para limpar e fica tudo impecável! Nos pontos onde há
uniões mecânicas e/ou eléctricas isolo-os com fita isoladora para quando
dou o verniz em spray não estar a envernizar os pontos de contacto.

    Uma direccional e uma vertical já estão prontas, falta o resto...

    Cumprimentos 73
    Pedro Madeira CT7AHV