Re: ARLA/CLUSTER: QSLs electrónicas, sim ou não

yy5pez yahoo.com yy5pez yahoo.com
Domingo, 18 de Agosto de 2013 - 18:17:01 WEST

Ola colegas, YY5PEZ

Começo por ai já que por estas terras ainda a QSL física e fundamental pra subir de categoria... Não basta fazer exame a que demonstrar que se faz Radio.

Por ca sao necessários mínimo de 75 países radio confirmados com QSL-Card, dai vejam que da Venezuela lês chega qsl Pse, já que ao ser obrigatório todos os YY que aspiram subir a YV, tenham esa condicionante.

Ora bem, ao meu ver ate não e mau... Já que assim sobes de nível con trabalho e não só con estudo... Mas aqui surge outro problema "" uma boa parte dos radio amadores nao tem cartões qsl o não confirmam, por não precisar pois os seus países não os obrigam a ter un mínimo de DXCC pra subir de categoria,  consequentemente não tem cartões QSL. Algum optando por alguma modalidade electronica o nem por iso..

Ca justamente esta semana acabam de aprovar as QSL electrónicas ""mas só LOTW"" pois e a única que da garantias de un cruze de informação neutro. Sem manipulação dos radio amadores.

Pois E-qsl pode ser modificado o aceite sem sequer ter feito QSO, pois só basta aceitar o QSO que alguém subiu a net por erro..

Lotw não já que cada usuário sobe o seu log o sistema cruza e se não corresponde. Nem aparece.

Retomando o tema das QSL físicas, e vão concordar comigo os da velha Guarda, quando vamos a caixa do correio parecemos meninos no dia de natal abrindo prendas "" e con muita alegria receber uma QSL muito bonita, uma que vem con algum autocolante, uma bandeira, una nota de colecção, fotos da estação, do QTH en verão - inverno, postais adicionais da cidade onde mora, ate já recebi un livro turístico da Roménia junto con uma QSL, essas lembranças guardamos con muito carinho...

Dai existam Managers que apesar de solicitar o envio de $, cupões se a qsl chega sem eles, Respondem... Pois o colecciona filatelia o e da velha guarda que ajuda a outros e fica contente quando chega alguma lembrança.

Lógico existe outros que ate cobram 5 $ por qslcard, uma coisa que desde o principio da radio e parte da ética DX que e confirmar contacto. Eu sempre envio as QSL ""sempre"" só envio $ a pontuais DX... Por iso me consta que a alguns que  enviam a qsl via directa o Bureau, apesar de não ter recebido $$...

 Otros simplesmente enviam un e-mail dizendo ""esquece não pagastes de aqui não sai nada..."" (Pra estes casos existe as famosas listas negras, de papa dólares sem resposta).

Eu tenho en QRZ.com coloco PayPal ou endereço seguro, pois se  alguém quer colaborar con os gastos de envio sao bem-vindo... Mas não e obrigatório... Pois geralmente quando enviam un "QSL PSE" já a minha ta en caminho. (( Eu deixo a critério de quem envia se quer colaborar o se não, total a QSL de ele chegara a sua porta, e se vem de volta torno a enviar novamente, logo de contactar lo por e-mail))

Eu já enviei en 6 anos mas de 3500 cartas, en media tenho recebido resposta en 40% +/- isto porque envio a todos os contactos, hoje na net a listas que se podem consultar e por ca passei o LINK de uma onde podes ver o historial de resposta de esa estação e a sin filtrar e ter un 99 % de certeza que vai ter resposta. (Eu envio a todos, incluso os que colocam não querer físicas, ate de alguns destes e recebido QSL, faço pois preciso subir de categoria )

As e-qsl nunca terão o mesmo romantismo das físicas, nunca terão o legado histórico das físicas só basta entrar en Ebay e ver quanto pedem por QSL's Centenárias...

Não tenho duvida que as electrónicas acabarão por dominar e ser a maior forma de confirmação de contactos... Mas tampouco tenho duvida que as físicas ficarão ate os últimos dias da radio... Já que receber e expor un cartão que sabemos falamos con ele e viajo pelo mundo não tem preço algum para nos...

Por tudo o que disse anterior mente eu seguirei sendo fanático das QSL físicas a pesar de reconhecer que representa un custo adicional.

YY5PEZ
Elio de Barros

Enviado desde mi dispositivo movil BlackBerry® de Digitel.