Re: ARLA/CLUSTER: ILLW 2013 a caminho dos 500 registos de participação

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 13 de Agosto de 2013 - 15:28:34 WEST

Boa Tarde João França (CT2KIU),

É certamente a maior ativação conjunta de faróis a nível mundial que existe.

Esta atividade iniciou-se na Escócia em 1993 por John Forsyth (GM4OOU)
e Mike Dalrymple (GM4SUC), membros do Ayr Amateur Radio Group (AARG)
designada na altura por "Scottish Northern Lighthouses Award Weekend",
tendo-se instituída em 1998 com a atual denominação "International
Lighthouse and Lightship Weekend".

Devido ao facto de nesta altura do ano ser Inverno no hemisfério Sul
existe um evento muito parecido que se realiza no ultimo fim de semana
de Fevereiro, denominado  "Fim de Semana dos Faróis Sul-Americanos "

Basicamente são eventos anuais de radioamadorismo que visam promover e
sensibilizar o público para a necessidade de preservação e
reabilitação dos faróis espalhados pelo mundo, e ao mesmo tempo
promover o rádio amadorismo e a cooperação internacional. Não é um
concurso, no entanto uma das finalidades é tentar-se contactar o maior
numero de estações ativas em faróis a nível mundial.

Atenção que não é só realizada em faróis, que basicamente são
estruturas elevadas, habitualmente uma torre, dotada de um potente
aparelho óptico dotado de fonte de potentes lâmpadas e espelhos
refletores, cujo facho de luz é visível a longas distâncias. Mas
também em navios-faróis que é um tipo de navio adaptado para operar
como um farol. Estes navios são fundeados por forma a assinalarem
perigos à navegação em locais onde de não é possível construir um
farol tradicional.

Quem pretenda ativar um desses locais alem das permissões
administrativas inerentes a essa ativação, deve promover o seu registo
junto do site www.illw.net onde tens todas as informações necessárias.

Uma informação importante para nós portugueses, é que a exemplo do que
se tem feito nas anteriores edições do ILLW, as estações a operar nos
faróis portugueses, vão se encontrar todas nos 7115 kHz, sábado, dia
17, às  22.00 horas (hora de Portugal Continental) para um breve
contacto entre eles. Para evitar a confusão que sempre se gera nestas
ocasiões este ano e posteriormente ao contacto entre eles,  essas
estações vão se repartir pela banda dos 40m dando assim oportunidade a
todos de os poderem contactar.

 Existem nesta lista colegas que te puderam explicar muito melhor o
que eu o modo de funcionamento em português, visto que já participam
neste evento a alguns anos.

João Costa (CT1FBF)