ARLA/CLUSTER: Protector contra descarga atmosférica - antenna shield

CS7ACN - M.Luis Nogueira arla link2box.net
Sábado, 10 de Agosto de 2013 - 23:51:16 WEST

Aqui está um bom tema:

Em Espanha é obrigatório qualquer torre nem que seja pequena, ter uma
terra, é exigido por Lei

Aqui já tenho ouvido alguns colegas que ligar a torre é "quase como
estarmos a proporcionar um caminho seguro para a descarga elétrica,
puxando para nós aquilo que podia cair ao lado".

Se bem que nenhum radioamador irá colocar uma ponta no cimo da torre de
forma a desencadear o princípio físico conhecido como “o poder das
pontas” (mas já lá se encontram as antenas que farão o mesmo papel).
Na realidade a torre Ligada a terra, ela oferece ao raio um caminho para
chegar à terra com pouca resistividade.

Bom eu vou deixar aqui alguma informação que poderá servir a algum
colega
por exemplo se você viver ao pé de um para raios saiba qual é o raio de
acção do mesmo.

A área protegida pelo para-raios tem o formato de um cone, sendo a ponta
o seu vértice. Sua altura vai da ponta da  ao chão e seu raio no solo
mede cerca do dobro da altura em que está a ponta do dispositivo.
O ângulo entre o vértice e a geratriz do cone costuma ser de 55º.
Para descobrir o raio da área protegida pelo equipamento, usa-se a
seguinte fórmula:
R = h x tan A

R é o raio,    h a altura em metros,    A o ângulo em graus.

Já agora deixo uma dica
se estiver em campo aberto e sentir os pelos arrepiarem ou ter vontade
de coçar a pele, este é um sinal de que um raio está para cair na
região. Se não houver um abrigo próximo assuma a posição de esfera que é
dobrado sobre os joelhos com a mãos nos joelhos e cabeça.

Se isto não resultar quando chegar ao pé de são pedro, pode reclamar que
a sua Mulher lhe colocou umas pontas.

73
cs7acn
m.Luis