ARLA/CLUSTER: Protector contra descarga atmosférica - antenna shield

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Sábado, 10 de Agosto de 2013 - 22:47:18 WEST

Boa noite Luís,
    da extensa pesquisa que fiz á algum tempo atrás sobre este assunto,
pessoalmente concluí que não vale a pena investir nestes equipamentos de
protecção de descargas atmosférias.
    Se cair um raio na antena pode ter 1 ou 10 protectores porque o raio ao
cair na antena derrete antena, cabos, protectores, ligações á terra, tudo!
    Poderão proteger contra alguma estática que haja no ar, fruto da
trovoada. Logo havendo trovoada eu prefiro precaver-me desligando todas as
antenas e afastanto os cabos dos equipamentos. Não faço mais porque sei
que um raio ao atingir alguma antena tudo irá para a sucata!
    Regra geral tenho sempre as antenas desligadas de qualquer equipamento
e só ligo quando vou operar a estação. Quando desligo os equipamentos,
desligo as antenas. Julgo que ainda será o melhor hábito a criar, pelo
menos até hoje nunca tive dissabores e onde moro costuma trovejar bastante
no início e fim do inverno!
    Os protectores de descargas atmosférias normalmente usam um gás inerte
dentro de uma bolha de vidro. Esse gás é activado quando lhe é presente
uma tensão acima do valor para o qual está fabricado, actiando-o e fazendo
uma passagem dessa tensão á terra. Depois disso fica inutilizado e tem que
ser substituído.
    Além do que já referi, estes protectores ao serem inseridos no circuito
de baixada da antena serão mais duas ligações com fichas no circuito da
baixada, o que se traduz em mais perdas no sistema de antena, além das
limitações nas potências de emissão utilizadas!

    Cumprimentos 73
    CT7AHV
    Pedro Madeira