RES: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

João França JoaoFranca multiusus.com
Sexta-Feira, 2 de Agosto de 2013 - 00:31:04 WEST


Caros Colegas,
Santas Noites.

O que vou escrever não servirá para qualquer levantamento político, eh!eh!eh!

Façam o favor de se sentarem e relaxarem;

Leio e releio, leio e releio, o que por aqui se escreve e graças a Deus mais vezes por bem do que mal.
Pelo meu indicativo  (CT2KIU), poderão ver que ainda sou dos que se safaram desta anormalidade de legislação, claro que para muitos, só aquele ponto dos 2 anos, que só serviu para aumentar o nosso trabalho e o do pessoal da Anacom, que não terão nada a ver com esta situação, que serão regulados por quem possivelmente não terá um radiozito sequer.
Lembro-me perfeitamente, que quando fui apresentar as minhas provas para poder ser radioamador e operar a minha estação ou a de outrem, devidamente licenciado, CT1ASP, me disse mais que uma vez, estuda o máximo que puderes e conseguires, e lá quando chegares ao exame se te sentires confiante fazes os dois.
Ora bem, colega João, tal como os espanhois, os dois não eram mais nem menos do que o equivalente para categoria 2 ou 3 (de agora), que na altura poderíamos fazer na mesma hora e ser aprovados ou não, conforme a classificação. Não será isto que nuestros hermanos copian ahora?.
Felizmente que na altura andei a decorar cerca de uma semana antes de ir a exame e ainda digo mais, foi no sofá, na cama, no Intercidades, no metro e até no jardim da Anacom, mesmo ali, antes de me apresentar para exame. Por apenas uma vez fui a exame e não como o estado Português assim quer, por várias vezes, $$$$, porque com tamanha burrice, pensava que os Portuguese infetados com o bicho do radinho, fossem logo a correr fazer exames ..., ooops, porra, temos que estar dois anos a pagar a estes "gajos", não aos da Anacom, para estar calados a ouvir o relato, como se isso desse para aprender alguma coisa. Claro que todos nós sabemos que aprender a ver para fazermos na hora, dá sempre bons resultados, mas assim será a mesma coisa, que temperar umas bifanas para as comer daqui a dois anos.
Claro que o que sucedeu depois da "radiotroika" ter entrado no radioamadorismo em Portugal, foi o que toda a gente de bom censo já tinha pensado, "isto vai der estrilho".
Reuniões p'r aqui (Leiria), reuniões p'r ali (Marinha Grande), blá blá blá, pra lá e pr'a cá (Anacom), havendo alguém interessado em colaborar connosco nada se conseguiu. (vamos lá ver agora)
Agora só vos digo uma coisa, continuo a pensar o mesmo que sempre pensei, claro que cada um é livre de pensar o que quiser, o que tantos pensaram e tentaram fazer em Portugal e já me cruzei com alguns, foi o de fazerem do radioamadorismo português, um grupo de elite e graças a Deus, não conseguiram.
Sei que muitos, imbuídos do espírito do associativismo tentaram ajudar e não conseguiram , tantas vezes com custos próprios.
Sei que nos exames, agora só servem para chegar cá fora e não falar, ou então falar na estação de outrem, que muitas vezes nem estará ligada.
Meus amigos, "o saber não ocupa lugar." (pesquisei agora na internet e disse-me que é igual a "pretende traduzir e tornar claro toda a vantagem de estarmos sempre disponíveis para aprender."
Se eu não estiver disposto a aprender, não tiver educação e pelo menos não souber que o que estou a fazer, poderei estar a ser ouvido na China, se assim o meu equipamento permitir, e ser julgado por tal, então largo o ptt e penso noutro passatempo que não tenha tantas condicionantes.
Caro colega Pedro, sei perfeitamente que lutou e luta muito pelo radioamadorismo e pelos direitos dos seus aficionados, mas penso que será da minha opinião que se não tiver educação e sei que a tem,  nada lhe servirá saber quantos transístores, triacs, condensadores, processadores e cristais serão necessários para construir um emissor, que tamanho terá que ter a antena A ou B e a que distância terá que a ter do chão para que funcione corretamente e atinja os objetivos para que foi construída. Desde que assino este cluster, ainda não vi nenhuma discussão que fosse acerca de um dizer que um equipamento assim será melhor, será pior, fará mais isto, menos isto, a antena tal é melhor assim, com mais bobines é melhor, é pior, maior ou menor, qual a solução, não, nunca vimos isso. Se calhar não interessa que se saiba, baseado naquela frase feita de que o radioamadorismo é um "desporto" muito individualista e tudo o que sei e que me disseram é para mim e só para mim.
Claro que era bom haver informação e livros de estudo para este fim, porque penso que o colega Pedro não finalizou a sua formação académica de certeza, com buscas pela internet. Qualquer livro de estudo passará sempre por ter resposta às perguntas que ele mesmo faz.
Ainda não terminei este meu enorme comentário e "alguns de nós" sabem que tenho conhecimento de causa e não sou nenhum passarinho nem sabichão destas lides, não fui cb, conheço alguns e respeito, mas faço o melhor que sei e tento sempre melhorar. Aliás 99% das minhas antenas foram construídas com apoio da WWW, CT1BAT e CT1ASP, uma é móvel e teve que ser adquirida.

PS (post scriptum): No tempo que ainda havia tropa, fui marinheiro, na Marinha Portuguesa e já com o bichinho das radiações, cheguei a 1º grumete C., maldito o dia que me vim embora. Perguntaram-me na recruta se sabia nadar e não lhes disse (porra), mas pensei, que será que a nossa Marinha não tinha embarcações para andar no mar. Olhem, penso o mesmo do radioamadorismo e de tudo o que nos rodeia. Compro o equipamento para operar as bandas que possuo autorização e disponibilidade monetária para o adquirir e penso que a formação haveria de ser baseada no modo de operar as estações, códigos, alfabetos e principalmente em largas horas de formação cívica, que pelo que sabemos tanta falta faz e não do modo que agora se quer fazer. Quem quiser ser 1, que faça então o topo de gama dos exames e trabalhe para isso. Quem faz os fivenines e os contests, que os faça, quem faz os repetidores (poucos), que os faça, quem faz scan para escutar ou falar com algum colega conhecido que esteja na freq. que o faça. Mas tudo isto em prol do radioamadorismo.

Com respeito e certo de nos encontrarmos um dia destes pelas ondas, mesmo nos repetidores que estão às moscas,

Boas férias e desculpem qualquer coisa.

73´s de
CT2KIU





De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Pedro Ribeiro
Enviada em: 1 de agosto de 2013 20:24
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Cc: Paulo Santos
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Espanha tem um novo regulamento para o serviço de amador

Boa tarde,

Não sou dessa opinião.
Concordo em absoluto com a ideia de que os exames devem atestar os conhecimentos e não a capacidade de decorar, daí no passado ter publicado compilações de questões de exame, sem respostas, para que os candidatos estudem ao analisar a questão e a solução desta.
No entanto, por motivos de transparência no processo a minha opinião é de que as questões devem ser todas do domínio publico, sem soluções identificadas, mas a base de dados das mesmas deve ter uma dimensão tal que torne inviável o decorar e devem ser regularmente revistas e adicionadas novas questões.
Talvez a ANACOM pudesse organizar regularmente uma recolha de questões e dar um bónus na taxa anual em função do contributo (tendo em atenção a qualidade das questões obviamente) ...

A título de exemplo, estou-me a lembrar de uma questão que tem saído nos exames de cat 1, sobre os factores que influenciam a capacidade de um condensador, distância entre os elementos, material dieléctrico e dimensão dos elementos e muito bem, a base de dados tem pelo menos umas quatro variantes da questão o que faz com que quem for para lá com a ideia de "na questão do condensador é a ABCD a correcta" não se safa pois naquela variante da questão a solução pode ser outra, so sabendo mesmo do assunto.

73!
On 01-08-2013 16:25, Paulo Santos wrote:
Boa tarde João,

Também seria de acordo cá para Portugal se não, volto a frisar não fosse disponibilizado qualquer exame já efectuado.

Ai vão dizer "e por onde é que estudamos?" resposta: no documento procedimentos do radioamador está la a matéria toda
basta estudar, pesquisar e não querer a "papa" toda feita hoje em dia com a Internet temos muito por onde pesquisar,
quando fiz exame não havia Internet tinha de comprar livros (em inglês) ir a bibliotecas etc etc e estudar, estudar, estudar.


73 Paulo Santos, CT4DK


Em 01/08/2013 13:48, João Costa > CT1FBF escreveu:
Por uma leitura apressada e ainda em diagonal do novo regulamento espanhol retiro para já uma conclusão.

Estes espanhois (legisladores) não me param de surpreender, ao
contrario dos portugueses que continuam a ser os eternos "bons alunos" e cumpridores,
fazendo tudo o que os "professores europeus" lhes dizem para realizar.

Basicamente, eles continuam a ter uma só categoria e como é que
resolveram o problema da licença CEPT..?

Fácil, o único exame é feito
sobre a matéria da recomendação  CEPT T/R 61-02 (Prova para a Categoria 1 em
Portugal) e como esta é a mais elevada e a que verdadeiramente interessa à CEPT pois é
nesta que assenta a recomendação CEPT T/R 61-01 que dá equivalencia à
licença CEPT classe 1 está feito; è o que se chama matar 3 coelhos
(categorias 1, 2 e 3 da CEPT) com uma só cajadada.

Ver anexo a esta mensagem.

E viva España ! Olé, Olé..

João Costa (CT1FBF)

2013/8/1 João Costa > CT1FBF <ct1fbf  gmail.com<mailto:ct1fbf  gmail.com>>:
> ESPAÑA: Nuevo Reglamento de Radioaficionados  Julio 2013
>
> El BOE(Boletin Oficial del Estado) ha publicado el nuevo reglamento...
> Algo que todos deberiamos de leer en algún momento.
>
> http://www.ea1uro.com/pdf/NuevoReglamento2013.pdf
>
> Fonte: EA1URO
>
>
> _______________________________________________
> CLUSTER mailing list
> CLUSTER  radio-amador.net<mailto:CLUSTER  radio-amador.net>
> http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster
>






_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net<mailto:CLUSTER  radio-amador.net>

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster




--








_______________________________________________

CLUSTER mailing list

CLUSTER  radio-amador.net<mailto:CLUSTER  radio-amador.net>

http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster



--

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Callsign: CT7ABP

QRA: Pedro Ribeiro

GRID Locator: IM58mr

QTH: São Francisco, Alcochete, Portugal

NET: http://www.qrz.com/db/CT7ABP

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130801/6ac8c1c1/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER