RE: ARLA/CLUSTER: Hora HR-79D VHF 136-174MHZ MOBILE RADIO - Chinês com modo analogico e digital

CT1BAT ct1bat gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Abril de 2013 - 18:33:43 WEST

Com o devido e merecido respeito (eh eh) "não concordo" que o D-Star seja um
sistema "...em código aberto...". Chamem-lhe o que quiserem mas um sistema
onde só é possível aceder com um equipamento de determinada MARCA, onde é
necessário que me seja facultado um código, onde o acesso é condicionado,
não é um sistema de livre acesso, independentemente da classificação que
derem ao código.
E essa de o D-Star ser feito por "radioamadores para radioamadores" os
primeiros, para serem dignos da condição deveriam ter concebido o sistema
para todos os utilizadores independentemente da MARCA do rádio que utilizam.
Ou então, os tais radioamadores foram comidos...construiram o sistema em
código aberto, para radioamadores e a voracidade comercial, encriptou-o e,
isso, merece a minha repulsa.
Do que eu falo é de sistemas abertos a todos os radioamadores, não
vinculados a MARCAS de equipamentos.
É este, a meu ver, o verdadeiro espírito do radioamador, que não vende,
ajuda.
O resto são interesses comerciais...e o D-Star está a mostrar que estes
"negócios" têm perna curta.
73 from
José Machado – CT1BAT