ARLA/CLUSTER: Fwd: CT1AL CONCURSO COSTA DEL SOL

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 6 de Abril de 2013 - 01:28:45 WEST

Caro colega Bruno Vieira (CT5KEM),

Não me querendo de maneira alguma substituir à resposta do colega
Adelino Francisco (CT1AL), mas pela experiência que tenho de muitos
outros concursos em que participei e concorri, organizados em Espanha;
normalmente usam-se os 144,310 MHz/USB como "frequência de chamada"  e
tendo-se realizado o contacto na banda de 2m, combina-se passar-se a
uma frequência escolhida na altura para os 70cm e tenta-se o contacto,
normalmente mas nem sempre, mais difícil nesta banda.

Existe aqui um dado muitíssimo importante a ter em linha de conta, os
concurso ibéricos em VHF/UHF são realizados em POLARIZAÇÃO HORIZONTAL.

Alguns colegas que usam simples antenas verticais, queixam-se que não
escutam quase nada em VHF e em UHF durante estes concursos !
Tecnicamente é perfeitamente natural que em polarização vertical pouco
ou nada escutem, mesmo estando os correspondente com direcionais de
alguns comprimentos de onda de boom e de algumas dezenas de elementos
e mais de 100W, pois com atenuações que teoricamente se situam em
-20dB mas que na pratica, e por variadissimos factores chegam
facilmente ao -40dB, é perfeitamente natural que nada consigam escutar
de estações que estão situadas a  200, 400, 600 ou mesmo mais de
1000km, isto por Terra, porque por mar e desde que o duto troposferico
esteja aberto, ultrapassam por vezes os 2000km e mais. Isto para já
nem falar nas aberturas esporadicas que normalmente aparecem nos meses
mais quentes da primavera e verão.

João Costa (CT1FBF)

ARLA/CLUSTER: Fwd: CT1AL CONCURSO COSTA DEL SOL

ct5kem sapo.pt ct5kem sapo.pt

Boa noite colega,em que dia vai fazer as chamadas e quais as
frequencias nos 144 e 432 MHz?

Quoting ct1al  sapo.pt: