ARLA/CLUSTER: Como duplicar a potência de saída do TS-590...

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2012 - 13:18:45 WEST

De: ct1dmk <ct1dmk  gmail.com>
Data: 20 de setembro de 2012 22:59
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Como duplicar a potência de saída do TS-590...
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

On 9/20/2012 8:17 PM, Filipe Lopes wrote:

> O TS590 realmente tem certos picos de potencia em SSB, não debitando na
> totalidade os 100w, nem mesmo com o processador.

Filipe, ele dá a potência toda em SSB podes ter a certeza. (embora não pareça).

A explicação é simples, é que neste rádio, os egenheiros japoneses,
resolveram fazer
um ALC diferente dos rádios anteriores que reage com muita rapidez ao
pico de modulação. E por outro lado tiveram o cuidado de manter a
linearidade do audio em toda a gama do ALC. Assim à partida isto só
pode ser bom. (e na realidade
a qualidade de modulação é muito boa e o rádio não faz espalhamento algum).

Só que tem um efeito aparente menos agradavel.

Por não reagir de forma mais calma este consegue sempre grantir que o
pico dá excrupulosamente os 120W (normalmente está ajustado para 120W)
mas só se observa bem com um osciloscópio.
Fica portanto a sensação de que este rádio dá menos potência, e ainda
a sensação de que existem uns picos de potência.

Assim qualquer aparelho de ponteiro ao ver valores médios vai mostrar uns 80W.
Quando visto num osciloscópio, o sinal de SSB enche exactamente o mesmo
que quando está em CW e com medidor de ponteiro a mostrar 110W ou 120W
portanto em SSB na realidade dá o mesmo e que é na realidade a potência toda.
Mas como o ALC nunca mas nunca deixa saturar o audio nunca vamos
conseguir fazer com que a modulação dê um valor médio superior ao valor
que eles estipularam nos parâmetros de compressão da modulação que se
encontram no DSP.

Por mais "alôooooooooooooo" que se berre ao microfone o DSP e o ALC deste rádio
não deixam saturar a modulação e portanto nunca vamos ver um valor médio
de potência superior a uns 80W no entanto o rádio está a dar
solidamente 120W de envolvente... (quem tem dúvidas veja com um
medidor de pico dos a sério ou com
um osciloscópio).

Isto só aparenta ser indesejável mais porque não estamos habituados a
que um rádio tenha este tipo de comportamento. Porque na realidade
práctica quem está do outro lado do QSO não nota differença nenhuma
pois a modular normalmente sai tudo normal e com a potência toda.

Eu não vejo problema nenhum que um rádio seja assim, e que não deixe o
operador fazer porcaria saturando a modulação, mas há quem goste de
poder saturar o audio
todo para ver o ponteiro a mostrar mais uns Watt na ilusão de que com
isso chegem mais longe... (e ai de quem lhes diga o contrário).
mas a triste realidade é que até conseguem mesmo chegar mais longe...
isto é, o espalhamento chega bem mais longe...
pena que o sinal nem por isso :-(

agora a modernidade faz com que os rádios tenham a mania que mandam
mais que o operador e não deixam fazer porcaria com a modulação... e
pronto...
Os últimos modelos das marcas principais em que o compressão e ALC passam
pelo DSP, ou que são SDR também na emissão, são todos assim não é só o 590.

é como nos carros do futuro, os tais que comunicam com as estradas...
só vai poder andar em excesso de velocidade quem tiver carros antigos...
(ou carros novos mas com um "crack" no software algures...)

E assim vai o mundo....

Luis Cupido.
ct1dmk.

--
Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT