ARLA/CLUSTER: Como duplicar a potência de saída do TS-590...

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2012 - 13:14:53 WEST

De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Data: 20 de setembro de 2012 22:28
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Como duplicar a potência de saída do TS-590...
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Normalmente, em FM ou CW a potência de saida é igual à potência PEP em
SSB. Um rádio em SSB, medido num medidor normal indicará potencias
entre 25 e 40W. Para medir PEP, é necessário um medidor de picos.Na
maioria dos medidores que existem no mercado, a medida PEP faz-se
simplesmente colocando um condensador a amortecer a agulha do
instrumento de quadro móvel. São os chamados medidores da treta!
Faz-me lembrar os PAs que comutam de FM para SSB, simplesmente
colocando um condensador no COR!. O meu modesto conselho é deixar
estar o radio sossegadinho, e não andar com aventuras!. Entre 90W e
100W a diferença é "zero". Alem disso quem fez essas medidas precisa
de dizer com que wattmeter fez as medidas, e se foi na DL ou em alguma
antena. Como muito bem diz o Renato, a diferença entre os 100W e os
200W deve ser notória apenas no nivel de intermodulações e na
distorção!...Esse aumento de PWR em termos de sinal são apenas 3 dBs
(sobe por exemplo de S9 para S9+3) o que em HF é insignificante.
Experimentem a colocar um amplificador de audio de 100W 0,5% de THD e
depois coloquem-no a debitar 200W certamente em condições de overload,
e vão ver o que acontece à qualidade do som!...Com os amplificadores
de RF o comportamento é o mesmo!...De vez em quando aparecem uns OMs a
descobrir que os PAs de 100W, chegam a dar 200W...Esquecem-se é do
resto!...Vejam os "bonecos" num analizador de espectro e depois digam
alguma coisa.
Deixem-se de "invenções" e deixem lá estar os PAs com 100W e a cumprir
com os niveis de harmónicas e espúrias!!!

73 de CT4RK

Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal

Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Visite o meu canal Youtube em:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Visit my youtube channel at:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power
line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas
wireless.

No dia 20 de Setembro de 2012 20:52, Renato Encarnação