ARLA/CLUSTER: ANACOM: Liquidação da taxa anual de utilização do espectro radioeléctrico 2012

Filipe Pereira - CR7AFP cr7afp gmail.com
Sexta-Feira, 7 de Setembro de 2012 - 22:01:13 WEST

Boa noite ilustres colegas que populam o cluster da ARLA.
Eu estava a tentar abster-me de qualquer comentário relativo a esta
situação, mas vou-me expressar usando o direito à "minha" liberdade de
expressão, estando plenamente ciente de que a minha liberdade termina onde
começa a dos outros por isso não serei cáustico, como provavelmente devia.

Para informação de alguns colegas, existem alguns titulares de CAN com
categoria 3 os famigerados CR7's, que estão nesta categoria por imposição
de um decreto de lei mal elaborado, e porque submeteram-se a exame após a
data de entrada em vigor do mesmo, agora os ilustres colegas por favor
tenham em mente que muitos dos CR7's trabalham em áreas de
telecomunicações, têm formação profissional e académica que os habilita
inclusive a leccionarem matérias relacionadas com o rádioamadorismo, e
inclusive também a desempenharem funções relacionadas com segurança de
comunicações, encriptação, etc ... Resumindo são profissionais numa área
em que os demais mesmo com categorias sejam elas quais forem são
"amadores".

Um rádio amador pré decreto de lei actual, submetia-se ao exame para a
categoria que o mesmo tinha conhecimentos ou almejava atingir, não tinha
patamares. Agora o mesmo não se aplica.

Comentários acerca dos exames, da blindagem dos mesmos ou não, acho que
acabam por denegrir a imagem da comunidade rádioamadoristica nacional, e
posso citar imensos colegas que têm categorias que foram obtidas por
passagem administrativa ( não foram sequer fazer prova dos conhecimentos
necessários para a mesma ). Cada um que estude e demonstre os seus
conhecimentos, e os mais experientes ( categorias superiores ) deviam ter
uma atitude próactiva e positivista dando apoio a quem está a iniciar.

Quanto à taxa anual de utilização do espectro vêm com a atribuição do CAN
e tem que ser paga, ponto final. Se um CT2 não usar a estação durante um
ou dois anos tem que pagar na mesma a taxa, e os CR7's podem sempre usar
estações de colegas de categoria superior ou de uso comum ( embora as
mesma já paguem a dita taxa) por isso acho que não é por esse valor, que
quem tem paixão pelo rádioamadorismo irá deixar de pagar ou refutar o que
quer que seja, antigamente a taxa para licenciamento de rádio-escuta
também era aplicada.

Relembrem uma simples situação, quantos padrinhos de rádio existem hoje em
dia ????
Com estas atitudes para com as classes de entrada, quando os colegas com
maior senioridade passarem a SK ( que desejo que não aconteça de forma
breve ), serão quer queiram quer não substituídos pela nova geração, por
isso usem as vossas energias para tornarem as novas classes nos melhores
operadores que possam e partilhem as vossas experiencias e conhecimentos.

Esse será o vosso legado para o rádioamadorismo nacional e será assim que
serão lembrados, ou preferem ser lembrados como os colegas que recalcavam
os maçaricos e punham em causa a integridade, conduta e outros valores
pelos quais a comunidade rádioamadoristica nacional sempre se pautou ???

O meu bem haja a todos!
Votos de um bom final de semana e bons QSO's ( para quem os pode efectuar )

PS: Independentemente da classe pois o objectivo e a paixão é comum,
tentem abster-se por favor de fazerem comentários nocivos ou juízos de
valor e afirmações que tomam a parte como um todo em relações aos CR7's !!!

--
Cordiais cumprimentos,
Filipe Pereira ­ CR7AFP