Re: ARLA/CLUSTER: Off Topic: Quais as principais diferenças entre leitores MP3, MP4, MP5...?

Pedro Ribeiro ct7abp gmail.com
Domingo, 2 de Setembro de 2012 - 21:55:34 WEST

Boa noite,

Para os interessados num pouco mais de detalhe, sugiro um sucinto artigo
que desenterrei, que um tipo que conheço fez há uns anitos como trabalho
para um disciplina do curso.

Conforme podem notar, à altura o MP3 era uma coisa muito esotérica,
tendo apenas disponíveis ferramentas de linha de comando para codificar,
apesar de já existirem aplicações básicas gráficas para ouvir as músicas.
A codificação de um ficheiro WAV em PCM linear, para .MP3 demorava nos
PCs comuns à altura (i386) mais tempo que o tempo da própria musica,
inviabilizando "streamings" ao vivo.
Lembro-me de ter por essa altura falado com um então técnico da TSF
sobre o assunto, advogando que a tecnologia iria revolucionar o arquivo
áudio, e ele, com o típico conservadorismo de um profissional que só
confia em tecnologia com tempo de prova e estabilidade, me respondeu que
para a qualidade que necessitavam tinha de ser PCM linear em bruto.
Nesta altura não sei, mas imagino que já tenham por lá uns valentes
"caixotes" que para a função, codificam o áudio em MP3 ou numa das
tecnologias superiores mais recentes como o AAC.

Velhos e bons tempos, sem stress ...

ver:
http://web.archive.org/web/200101241003/http://www.isel.ipl.pt/~pribeiro/MPEGAudio/
<http://web.archive.org/web/200101241003/http://www.isel.ipl.pt/%7Epribeiro/MPEGAudio/>