<html>
  <head>
    <meta content="text/html; charset=ISO-8859-1"
      http-equiv="Content-Type">
  </head>
  <body text="#000000" bgcolor="#FFFFFF">
    Boa noite,<br>
    <br>
    Para os interessados num pouco mais de detalhe, sugiro um sucinto
    artigo que desenterrei, que um tipo que conhe&ccedil;o fez h&aacute; uns anitos
    como trabalho para um disciplina do curso.<br>
    <br>
    Conforme podem notar, &agrave; altura o MP3 era uma coisa muito esot&eacute;rica,
    tendo apenas dispon&iacute;veis ferramentas de linha de comando para
    codificar, apesar de j&aacute; existirem aplica&ccedil;&otilde;es b&aacute;sicas gr&aacute;ficas para
    ouvir as m&uacute;sicas.<br>
    A codifica&ccedil;&atilde;o de um ficheiro WAV em PCM linear, para .MP3 demorava
    nos PCs comuns &agrave; altura (i386) mais tempo que o tempo da pr&oacute;pria
    musica, inviabilizando "streamings" ao vivo.<br>
    Lembro-me de ter por essa altura falado com um ent&atilde;o t&eacute;cnico da TSF
    sobre o assunto, advogando que a tecnologia iria revolucionar o
    arquivo &aacute;udio, e ele, com o t&iacute;pico conservadorismo de um
    profissional que s&oacute; confia em tecnologia com tempo de prova e
    estabilidade, me respondeu que para a qualidade que necessitavam
    tinha de ser PCM linear em bruto. Nesta altura n&atilde;o sei, mas imagino
    que j&aacute; tenham por l&aacute; uns valentes "caixotes" que para a fun&ccedil;&atilde;o,
    codificam o &aacute;udio em MP3 ou numa das tecnologias superiores mais
    recentes como o AAC.<br>
    <br>
    Velhos e bons tempos, sem stress ...<br>
    <br>
    ver: <a
href="http://web.archive.org/web/200101241003/http://www.isel.ipl.pt/%7Epribeiro/MPEGAudio/">http://web.archive.org/web/200101241003/http://www.isel.ipl.pt/~pribeiro/MPEGAudio/</a><br>
    <br>
    73<br>
    <br>
    <div class="moz-cite-prefix">On 02-09-2012 19:16, Jo&atilde;o Costa &gt;
      CT1FBF wrote:<br>
    </div>
    <blockquote
cite="mid:CACvD8qB5DtLPQ2GNm0vNnt9s6uS5Eo6amqz38Hz4D-46X6tS0A@mail.gmail.com"
      type="cite">
      <pre wrap="">Quais as principais diferen&ccedil;as entre leitores MP3, MP4, MP5...?

Equipamentos com fun&ccedil;&otilde;es iguais &agrave;s vezes t&ecirc;m nomes diferentes, como
MP9 e MP11. Conhe&ccedil;a as caracter&iacute;sticas desses players.

A extens&atilde;o de arquivo .mp3 mudou a forma como ouvimos e compramos
m&uacute;sica. Isso porque o formato possibilita uma maior compress&atilde;o do
arquivo (diminuindo seu tamanho) sem a perda significativa da
qualidade do &aacute;udio.

Com esse formato de m&uacute;sica vieram os aparelhos port&aacute;teis capazes de
reproduzi-lo e que, por isso mesmo receberam o nome de MP3 players.

Em pouco tempo foram agregadas funcionalidades como gravar &aacute;udio,
armazenar arquivos de todo tipo e alguns vinham at&eacute; com sintonizador
de r&aacute;dio FM.

A popularidade desses leitores deu origem a uma s&eacute;rie de outros
gadgets que agregavam fun&ccedil;&otilde;es e capacidades. &Eacute; o caso dos aparelhos
MP4 que vieram logo em seguida, trazendo uma pequena tela LCD e a
capacidade de reproduzir m&uacute;sica e alguns formatos de v&iacute;deo.

Apesar de existir um formato de arquivo de v&iacute;deo chamado .mp4
(MPEG-4), o 'nome' desses novos players n&atilde;o tem rela&ccedil;&atilde;o alguma com
este formato. Inclusive alguns aparelhos nem s&atilde;o compat&iacute;veis com este
tipo de arquivo.


 Evolu&ccedil;&atilde;o: do MP3 ao MP11

Por isso, quem est&aacute; interessado em comprar um desses aparelhos deve
ficar atento &agrave; estrat&eacute;gia utilizada pelos lojistas para vender os
chamados MP4, MP5, MP6, MP7 e assim por diante: quanto mais fun&ccedil;&otilde;es,
maior o numeral que vem depois do "MP".

Al&eacute;m disso, leve em conta que a maior parte destes playes s&atilde;o
gen&eacute;ricos (ainda que tragam impressos na carca&ccedil;a alguma marca
conhecida). Muitos deles t&ecirc;m proced&ecirc;ncia duvidosa e s&atilde;o vendidos com
garantia m&aacute;xima de tr&ecirc;s meses (dada pela pr&oacute;pria loja, que costuma
substituir por outro em caso de problemas).

Como regra geral b&aacute;sica, vale a rela&ccedil;&atilde;o a seguir (embora isso possa
variar dependendo do lugar onde s&atilde;o comercializados):


MP3
Os percussores desse &#8216;movimento&#8217;. S&atilde;o aparelhos mais simples,
geralmente utilizam pilha alcalina comum ou recarreg&aacute;vel (formato AA)
e capacidade de armazenamento que varia para cada aparelho.
Reproduzem, al&eacute;m de arquivos de &aacute;udio em .mp3, tamb&eacute;m os de extens&atilde;o
.wav (WAVE) e .wma (Windows Media Audio).


MP4
A partir deste modelo, os vendedores come&ccedil;aram a aumentar o n&uacute;mero
depois do MP, como refer&ecirc;ncia a um recurso adicionado. Como j&aacute;
mencionado, existe um formato de arquivo .mp4, mas a maioria desses
aparelhos n&atilde;o &eacute; compat&iacute;vel com essa extens&atilde;o. No geral rodam arquivos
de v&iacute;deo simples, como .mtv e .amv.


MP5
&#8216;Evolu&ccedil;&atilde;o&#8217; do MP4, estes leitores trazem recursos como c&acirc;mera digital
e capacidade para games.


MP6
Este tem, al&eacute;m de todos os recursos dos anteriores, funciona tamb&eacute;m
como telemovel. Alguns desta categoria chegam a oferecer conectividade
Bluetooth, Java e GPRS.


MP7
As fun&ccedil;&otilde;es deste gadget variam conforme o fabricante. Alguns oferecem
TV gratuita (com antena externa - mas n&atilde;o captam o sinal brasileiro de
TV digital) ou telemovel para entrada de dois chips. At&eacute; maquina
digital pode ser encontrada nesse modelo.


MP8
Nesta vers&atilde;o, alguns modelos oferecem tela sens&iacute;vel ao toque e at&eacute;
duas c&acirc;meras digitais.


MP9
Alguns desses aparelhos dizem oferecer conex&atilde;o 3G, aceler&ocirc;metro
(sensor que muda automaticamente a posi&ccedil;&atilde;o da imagem quando colocado
na vertical ou horizontal) e at&eacute; grava&ccedil;&atilde;o da programa&ccedil;&atilde;o da TV
(anal&oacute;gica) e da r&aacute;dio FM.


MP10 / MP11
Al&eacute;m de contar com todos os recursos anteriores, esses modelos tamb&eacute;m
oferecem a fun&ccedil;&atilde;o &#8220;Music Shake&#8221;, que troca a m&uacute;sica ou a imagem apenas
movimentando a lateral do aparelho.


Fonte: Monica Campi, da PC World*
*Com a colabora&ccedil;&atilde;o da Reda&ccedil;&atilde;o do IDG Now! (adaptado ao portugu&ecirc;s de Portugal)

</pre>
      <br>
      <fieldset class="mimeAttachmentHeader"></fieldset>
      <br>
      <pre wrap="">_______________________________________________
CLUSTER mailing list
<a class="moz-txt-link-abbreviated" href="mailto:CLUSTER@radio-amador.net">CLUSTER@radio-amador.net</a>
<a class="moz-txt-link-freetext" href="http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster">http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster</a>
</pre>
    </blockquote>
    <br>
    <pre class="moz-signature" cols="72">-- 
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= 
Callsign: CS7ABP
QRA: Pedro Ribeiro
GRID Locator: IM58mr
QTH: S&atilde;o Francisco, Alcochete, Portugal
NET: <a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.qrz.com/db/CS7ABP">http://www.qrz.com/db/CS7ABP</a>
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= </pre>
  </body>
</html>