RE: ARLA/CLUSTER: (Off-topic) ou não: Arla Cluster passado/presente/fururo.

Miguel Andrade ct1etl gmail.com
Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2012 - 22:56:47 WEST

Saudações amigos,

Se não tiverem paciência para ler as minhas mensagens, passem de imediato
aos últimos 3 parágrafos e bem-hajam.

Agora deixem-me lá tentar "salvar a minha dama".
Chamem-lhe o que quiserem (fórum de discussão, "mailing list", lista de
distribuição de correio electrónico, etc.), tudo começou de facto comigo,
inspirado por tempos difíceis da ARLA, após uma Assembleia-geral.
A lista de correio electrónico inicial (embora em termos funcionais já no
formato actual) começou for funcionar como sistema de aviso interno para
sócios da ARLA.
Mas aviso de quê?
De que a estação A ou a estação B estaria na frequência Y na data Z,
convidado dessa forma outros a comunicarem na mesma frequência.
Ridículo?
Talvez sim, talvez não. Ainda hoje há tópicos desta natureza, como os
recentes convites à emissão nos 160 metros, entre outros.
Com o tempo foi sendo óbvio que esta ferramenta estava subaproveitada e
passou a servir como meio de difusão de outro tipo de informação.

Em Fevereiro de 2006, tal como já informou o João, passaram-se a enviar
notícias sobre radioamadorismo e radioescuta e, algum tempo depois, o rumo
normal da evolução transformá-la-ia numa lista de correio electrónico onde
se poderiam debater tópicos.

Algum tempo mais tarde, dá-se a extinção do Boletim Informativo da ARLA (que
chegou a ser quinzenal e ter mais de 50 páginas com uma versão simultânea
radiodifundida), passando este nosso meio de comunicação a substituir essa
função.

Quando se abriu o espaço ao diálogo e à livre expressão de ideias, começam
os problemas previsíveis e comuns a todas as listas e fóruns de discussão,
destinados ao debate de assuntos (tópicos), através de mensagens comuns
sobre uma mesma questão.
Como em todos os casos análogos, excepto aqueles de acesso restrito e
reservado de participantes ou onde a publicação de mensagens é tutelada
(leia-se moderada em permanência ou censurada), há regras desconsideradas e
dificuldades várias nos esforços para se evitarem os incómodos como o
"spam", a ocultação de identidade, os tópicos inúteis ou fora de contexto, a
violência verbal e falta de educação (ou até de civismo)... assim como todas
aquelas reconhecidas justificações para todos, sem excepção, abandonarmos a
lista (ou fórum), rapidamente e em força.

Há sempre alguém descontente, seja por excesso de tráfego (sobretudo quando
não se sabe gerir o correio electrónico), seja por "mau comportamento" ou
desrespeito das regas, seja pelo desprezo em relação à língua Portuguesa
(mais propriamente à sua gramática e ortografia), seja por opiniões
divergentes, por isto e por aquilo.

O que ninguém parece admitir é o excelente trabalho que tem sido feito em
prol da divulgação do nosso passatempo (até com grande nível científico por
vezes).
Um esforço coroado de êxito há vários anos e um dos pioneiros neste país.
O que não se vê com frequência é alguém admitir (e louvar) os aspectos
positivos deste trabalho e, por exemplo, admitir o admirável trabalho do
João Costa em prol do radioamadorismo, nomeadamente através da divulgação
constante de notícias e importantes recursos.
Talvez até possam apontar outros casos de maior eficiência e qualidade, mas
antes de o fazerem comparem os meios humanos envolvidos e o suporte que tais
exemplos possam ter, sobretudo em comparação com esta vossa modesta fonte de
informação.

Para não me alongar ainda mais, deixo-vos um desafio - se tiverem boas
propostas ou entenderem que têm uma palavra a dizer, não se inibam de dar o
vosso contributo... apareçam!
Façam a diferença em relação à indiferença e venham discutir o futuro deste
recurso, cara a cara.
Façam-se presentes em iniciativas como a deste ano, quando debatemos o
futuro do Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER.
A vossa opinião é importante e são bem-vindos!

73's de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37
endereço em/adress in www.qrz.com/db/CT1ETL