ARLA/CLUSTER: Provedor do radioamadorismo

CT1BAT ct1bat gmail.com
Sábado, 13 de Outubro de 2012 - 12:36:43 WEST

Caro Gomes e Colegas,
Não posso estar mais de acordo com a ideia, por isso mesmo, não a considero
" uma ideia louca", mas..."coitado do provedor".
De há muito que os radioamadores portugueses necessitam de alguém que
aproxime interesses diversos, que gira (de gerir) conflitos de interesses,
que "faça a ponte" entre as associações, os radioamadores não representados
e o regulador ANACOM e as demais autoridades (Proteção Civil e outras).
Estamos a falar de alguém sem interesses associativos, com provas dadas de
serviço ao radioamadorismo, consensual e, por tal, inquestionavelmente,
respeitado!
Um Provedor, para grangear, a aceitação e o respeito dos radioamadores e
(verdadeiramente) os representar a "todos" terá de ser eleito, de forma
direta, pela maioria dos votantes, radioamadores a título individual.
Candidaturas promovidas por organizações (políticas, desportivas, etc) já
sabemos no que dão e que interesses defendem...
Portanto, amigo Gomes, aplaudo a ideia, mas ... prepare-se para as
"barreiras":
- até hoje todas as tentativas de federação "deram com os burros na água"...
toda a gente concorda que é precisa (!!!)  mas a existência de um
representante (de todos) retira visibilidade a algumas pessoas que, doutra
forma, não a teem (e depois já não posso dar um telefonemazito ao engº, ...,
já não posso ir à José Malhoa ou a Barcarena..., não tenho que falar dos
projetos da minha associação a outros..., etc).
Porque, já por várias vezes a ANACOM referiu a necessidade de 1 (UM)
representante dos Radioamadores com quem dialogar, a fim de evitar o
caricato de tentar reunir com todas as associações (mais de 50!) e terem
comparecido menos de 10 e que, ainda por cima não se entendem, como o
acontecido em Out/Novembro de 2010...
A continuar com esta forma de representação, não se admirem os Radioamadores
portugueses de, um dia destes, por ausência de capacidade negocial dos
Radioamadores, a Anacom começar a ditar as regras (que hoje deseja que sejam
definidas pelos Radioamadores) de forma unilateral (impostas) ou, então,
aceite as sugestões dos que aparecem lá pela Malhoa.
E, entretanto, pelos "intervalos da chuva" alguns lá vão levando a água ao
"seu" moinho... (lembra-se do acordado na Marinha Grande sobre os modos
digitais? Uma manhã inteira... e a associação que ficou incumbida de
entregar o processo na Anacom esqueceu de entregar a proposta de
regulamentação, aprovada pelas associações presentes e ...só entregou a acta
(?!?) e, ano e meio depois quando a Anacom vem pedir o contributo das
associações, sugerem-se novas reuniões !!! E, ainda hoje, os modos digitais
estão por regulamentar e, os Echolink, (tal como foram os repetidores
D-Star...) continuam "autorizados" mas não licenciados, com os riscos que
isso implica.

Que as dificuldades não lhe tolham a vontade. Força!
Um abraço e ao dispor.
73 de
José Machado – CT1BAT