ARLA/CLUSTER: RE: Condições de utilização do Echolink no JOTA 2012 (sala Luso-Usa) em Portugal

João França JoaoFranca multiusus.com
Sexta-Feira, 12 de Outubro de 2012 - 13:15:56 WEST


ECHOLINK- Sua utilização no Jota- Joti

O Echolink é um sistema de comunicações digital que utiliza o sistema VoIP (Voz através do Protocolo de Internet), desenhado por Jonathan Taylor, K1RFD, o qual permite comunicações a longa distância usando equipamentos de UHF.

Em Portugal, e apesar de não se encontrar regulamentado o seu uso, a ANACOM autoriza a sua utilização, em carácter experimental, permitindo exclusivamente ás associações de radioamadores a colocação de repetidores de UHF para que a comunidade radioamadoristica possa usufruir desta modo de comunicação.

Nos últimos anos o Bureau Mundial tem vindo a incentivar o uso do Echolink, pois para além da possibilidade de contactos a longa distância em condições de má propagação, tem ainda a vantagem de ser uma emissão em FM, o que permite uma melhor compreensão por parte dos jovens.

Aproveitando a abertura dada pela ANACOM e as facilidades proporcionadas pelas Associações de Radioamadores, vamos este ano, e pela primeira vez de forma oficial, utilizar o sistema Echolink através dos repetidores de UHF instalados.

Há a ter em conta algumas regras básicas do uso deste tipo de comunicação tendo em especial atenção aos cerca de dois minutos de "temporização" dos repetidores, as pausas de cinco segundos entre "câmbios", bem como os períodos de utilização dos mesmos, não esquecendo nunca a primeira, e mais básica regra da vida em comunidade, ou seja, a boa educação e respeito pelos outros.

O sistema irá ser monitorizado em permanência, e caso haja abusos o mesmo será de imediato desligado, o que em boa verdade ninguém pretende que venha a acontecer.























Os períodos a utilizar serão (hora oficial em Portugal continental):

Sexta feira  (19 de Outubro)

Abertura - 23:30 h


Sábado (20 de Outubro)

00:00 ás 07:00 h

10:00 ás 12:30 h

16:00 ás 17:30 h


Domingo (21 de Outubro)

00:00 ás 07:00 h

10:00 ás 12:30 h

16:00 ás 17:30 h


Os comunicados serão efetuados nos repetidores ligados á sala Luso-Usa, onde podereis encontrar muitos amadores, e espera-se escuteiros do espaço lusófono.

Estes períodos foram acertados de forma a satisfazer todos os utilizadores desta sala com ligações ativas na Europa, América do Norte, América do Sul, Africa e Oceânia.

Ler mais: http://rpecholink.webnode.pt/news/jota-joti-2012-horarios-de-utiliza%c3%a7%c3%a3o-na-r-p-e-e-outras-informa%c3%a7%c3%b5es-da-cne/


Fonte: Rede Portuguesa de Echolink - RPE


-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20121012/d7eb0967/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER