ARLA/CLUSTER: Montagem de torre - Comprimento de espias

Jose Albuquerque ct1aoz gmail.com
Terça-Feira, 9 de Outubro de 2012 - 14:35:34 WEST

Caro Pedro
boa tarde

as espias realmente deverão ter as seguintes medidas para se evitarem
ressonancias nas diferentes bandas.
para um caso de serem utiluizadas antenas doa 80 aos 10 metros estas são as
medidas recomendadas:

3,050 a 4,260 metros
5,480 a 6,000 metros
7,310 a 8,800 metros
11,880 metros
17,400 a 17,600 metros

estas medidas evitam a ressonancia dos multiplos impares de um quarto de
onda (nas diferentes bandas dos 80 aos 10 metros) causando irradiações e
estacionárias indesejáveis.

espero ter ajudado.

deverão se utilizados isoladores tipo ''OVO'' para evita que alguma espia
se solte caso o isolador se parta (e assim a espia ficar''engatada'' na
outra parte)

um abraço a todos
J.Albuquerque
CT1AOZ