ARLA/CLUSTER: 10 metros com antena Vertical ou Direcional ?

paulo protasio paulo_protasio8 hotmail.com
Terça-Feira, 2 de Outubro de 2012 - 17:36:29 WEST

Boa tarde caros colegas..
CT5KAO fez em menos de 2 anos só em 28mhz 238 dxcc com vertical sírio 827From: joao.a.costa  ctt.pt
To: cluster  radio-amador.net
Date: Tue, 2 Oct 2012 16:47:46 +0100
Subject: ARLA/CLUSTER: 10 metros com antena Vertical ou Direcional ?

10 metros com antena Vertical ou Direcional?    Enviado por: "PY2EL ; VA3PWC" lucin_ricardo  yahoo.ca lucin_ricardo    Data: Ter, 2 de Out de 2012 12:38 pm Concordo contigo Ronaldo 2NFE. Para os praticantes da modalidade DX, o mais aconselhado seria as direcionais, tanto Yagis ou as Cubicas de Quadro. Eu possuo além dessas como vc mesmo sabe a Log-Periodica de 8 elem e a Vertical.  Fazendo um comparativo com os 4 modelos acima, eu diria que a Quadra é superior, mesmo sendo de 2 elem. de onda completa, mas o equivalente a uma monobanda de 3 elementos e extremamente silenciosa mesmo a baixa altura.Logo após eu diria que a Yagi seria melhor e posteriormente a Log-periódica e por último a vertical. Lembrando, isso é a minha opinião. O que posso dizer que depois de 17 anos de radioamadorismo, instalando e testando vários tipos de antenas em diferentes QTH´s, eu digo que tudo vai depender da localização que a estação será montada. Localização é primordial. Eu por exemplo instalei uma R5 da Cushcraft a uma altura de 5 metros do solo no QTH da minha sogra e os resultados são pobres devido ao fato do QTH ser em um vale e próximo a vários prédios.. o Ruído de linha é monstruoso, logo após isso, resolvi instalar uma Yagi de 5 elem monobanda modelo YU7EF fixa a 360 graus..e que diferença de recepção e transmissão. É da água para o vinho. Se a intenção é fazer QSO local ou mesmo dentro do Brasil e América do Sul, a vertical está de bom tamanho ou se vc é como eu e não se contenta com antenas de baixo ganho como dipolos e verticais, sugiro fortemente considerar instalar uma direcional. (Lembre-se que estamos falando de banda baixa - 10 metros) no que tange banda alta a situação é diferente em relação a antenas verticais. Entre 3 ou 5 elementos da Yagi, eu diria, que se não for usar um rotor azimutal, eu escolheria a de 3 elementos, por não ser tão aguda, pois mesmo fixa a 360 graus terás condições de trabalhar Europa e EUA. Com a de 5 elementos, devido ao fato de ser mais aguda que a de 3 elementos devido ao comprimento do boom e mais elementos, a concentração de energia irradiada pela antena, torna o lobulo de irradiação mais estreito, ai a sugestão do Eng. elétrico Ronaldo 2 NFE de ter duas antenas, uma apontada para Europa e outra para os EUA. abraçosRicardo PY2EL --- Em vhf-dx  yahoogrupos.com.br, Ronaldo Brisolla - PY2NFE <py2nfe  ...> escreveu > Para DX o mais garantido é uma Direcional.> Vc pode montar duas e deixar uma apontada p/ os EUA e outra p/ a Europa.> A Sabiá é bem feita sim e é uma boa antena, mas como toda vertical é > mais ruidosa e vc irradia p/ todo lado, mas como tem tem ângulo de > irradiação baixo é boa p/ DX.> > Uma opção mais radial é montar 4 antenas 5/8 em configuração de four > square.. fica um canhão e se torna direcional "apenas"  com uma chave de > antena ( simplificando muito )...> Dá uma googada que vc acha informação sobre essa configuração....> > Mas voltando ao mundo + real ... Quadra cúbica tb é uma excelente > antena, mas cai no mesmo problema do rotor ( ainda é mais fácil duas yagi)> Mas tudo depende tb do seu espaço disponível.> > Sugestão final... põe uma Sabiá e vai aproveitando que a propagação está > boa nos 10 mts e enquanto isso vai pensando em outra melhor....> > 73> Ronaldo - PY2NFE> São Bernardo do Campo - SP> GG66rg Fonte: vhf-dx  yahoogrupos.com.br